Primeira usina pública de energia solar na região fica no Botujuru

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista inovou mais uma vez. Agora, a cidade será a primeira da região que terá uma usina fotovoltaica (sistema de energia solar para a produção de energia elétrica). Através dessa usina, a cidade poderá abastecer uma parte dos prédios públicos com energia limpa, gerando uma economia aos cofres públicos e também um cuidado maior com o meio ambiente.

Sendo construída na Rua 1 do Bairro Santa Paula, no  Distrito de Botujuru, a nova usina está em um terreno de 20 mil metros quadrados, onde mais de 1.900 placas solares serão instaladas. Segundo o prefeito Dr. Luiz Braz, cuidar do meio ambiente é uma obrigação para quem procura um futuro melhor. “Essa usina gera uma energia capaz de suprir o equivalente a mil casas populares que gastam em torno de R$100,00 por mês de energia. Isso só mostra, a economia que a cidade terá com esse novo projeto, além de produzirmos uma energia limpa e sustentável para o meio ambiente”, completa.

A Prefeitura também pensou em educação ambiental. Pois o espaço ainda terá uma sala de apoio técnico para visitas de alunos à usina, como diz o vice-prefeito Paulo Favaro. “Não podíamos deixar de lado a oportunidade de estudo que essa usina trás ao município. Por isso, criamos a sala de apoio técnico, possibilitando aos alunos da cidade ter uma aula na usina, o que permite aos alunos conhecer e entender de perto como uma uma usina solar funciona”, afirma.

A usina fotovoltaica é um projeto grande e que no futuro trará muitos benefícios à cidade. E o secretário de Serviços Públicos Denis Braghetti, comenta sobre o andamento das obras. “Agora estamos no processo da criação das bases das placas. As obras estão indo em ritmo acelerado e logo nos próximos meses já entregaremos essa importante novidade para o município. É importante ressaltar que essa usina ainda pode ser ampliada, o que no futuro trará ainda mais economia e proteção ambiental à cidade”, diz.

“Campo Limpo Paulista ganhou ano passado o selo de Município Verde Azul graças ao trabalho de proteção ao meio ambiente. E agora com essa usina, vamos manter e até mesmo ampliaremos o nosso reconhecimento de luta para proteger o nosso município contra a degradação do meio ambiente”, confirma.

Conheça algumas curiosidades da usina

Com Campo Limpo Paulista sendo a pioneira na região a trabalhar de forma efetiva com energia solar. O primeiro passo foi definir o local onde seria instalada a usina, para isso a Prefeitura contratou uma empresa que através de testes em terrenos disponíveis pelo município, constatou que o local escolhido é o que concentra a maior quantidade de raios solares por todo o dia. Para quem não tem conhecimento, os painéis interceptam os raios solares que ao passarem por um inversor solar, são convertidos em corrente elétrica.

A principal vantagem da utilização de usinas solares, é o fato de que elas produzem energia totalmente renovável e limpa, além de ajudar o planeta a se tornar mais sustentável. Outra vantagem que deve ser lembrada, é que a usina solar possui uma longa durabilidade com mais de 25 anos de vida útil dos painéis solares.