Ações para combate à dengue seguem sem trégua em Jundiaí

Jundiaí prossegue com ações em todas as regiões para conter o avanço da dengue. Boletim de Arboviroses, atualizado na sexta-feira (3), aponta que a cidade acumula 10.524 casos da doença, com cinco mortes. Desses, 9.049 são autóctones, ou seja, contraídos no Município. No País, já são mais de 4,2 mil casos prováveis e 2.149 óbitos.

O bairro Ivoturucaia permanece sendo a localidade com maior número de ocorrências: 807. Na sequência, aparecem: Jardim Tamoio (659), Jardim do Lago (566), Jardim Santa Gertrudes (451), Vila Ruy Barbosa (362), Agapeama (334) e Vila Rami (306).

A gerente da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), biomédica Ana Lúcia de Castro Silva, observa que o prato de vaso e os tambores para armazenamento de água sem tampas ainda são os objetos mais localizados nas vistorias.

Transmissão
Nesta semana, o Jardim do Lago foi uma das localidades onde as equipes retornaram. O bairro está com alta transmissão, neste momento. Para conter os casos, a região recebeu recentemente, além das vistorias nos imóveis, nebulização veicular.

Desde o dia 1 de abril, o Município está em situação de emergência, com novas estratégias de enfrentamento da doença articuladas pelo Comitê Intersetorial de Prevenção e Combate à Dengue. A partir da Sala de Situação da Saúde — montada em dezembro — a situação é monitorada para a adoção de medidas antecipadas e de forma transparente.

Sintomas
Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito. Já os sinais de alarme que indicam uma evolução potencialmente mais grave são: dor abdominal intensa; náuseas; vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Na cidade, pessoas com sintomas leves e moderados devem se dirigir aos equipamentos da rede de atenção básica.

Já as pessoas com mais de 60 anos, que tenham comorbidades ou que apresentem sinais de agravamento da doença, devem buscar atendimento nos Prontos Atendimentos Hortolândia, Ponte São João e Retiro ou na UPA Vetor Oeste.