Ex-secretário de Itatiba é alvo de operação que investiga grupo ligado ao PCC

A operação deflagrada pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), na manhã de terça-feira (16), cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados a um ex-secretário de administração de Itatiba.

A nova fase da operação visa desarticular um grupo criminoso associado à facção Primeiro Comando da Capital (PCC) suspeito de fraudar licitações em todo o estado. Três vereadores de diferentes cidades paulistas e mais 10 pessoas foram presas.

Segundo a investigação, as empresas atuavam de forma recorrente para frustrar a competição nos processos de contratação de mão de obra terceirizada no estado em diversas prefeituras e Câmaras Municipais. As cidades de Guarulhos, São Paulo, Ferraz de Vasconcelos, Cubatão, Arujá, Santa Isabel, Poá, Jaguariúna, Guarujá, Sorocaba, Buri, Itatiba e outras têm contratos sob análise.

Ainda de acordo com os promotores, havia simulação de concorrência com empresas parceiras ou de um mesmo grupo econômico. Também há evidências de corrupção de agentes públicos e políticos (secretários, procuradores, presidentes de Câmara de Vereadores, pregoeiros, entre outros) e diversos outros crimes – como fraudes documentais e lavagem de dinheiro.

A operação é feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo, e pela Polícia Militar.

Fonte: G1 e Band