Sábado é “Dia D” de vacinação contra a gripe em Jundiaí

Neste sábado (13), Jundiaí realiza o “Dia D” de vacinação contra a Influenza (gripe). Em quatro equipamentos de saúde espalhados pela cidade, a dose será disponibilizada para idosos com 60 anos ou mais e para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário.

Das 8h às 16h, estão abertas: a Clínica da Família Hortolândia (rua Campinas, 58), a Clínica da Família II – Almerinda Chaves (rua José Ribeiro Barbosa, 20), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Rami (rua Cica, 1345) e a UBS Colônia (rua Professora Benedita Siqueira de Godoy, 11).

Fazem parte do grupo prioritário, além dos idosos: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; indígenas vivendo fora das terras indígenas; indígenas vivendo em terra indígena, quilombolas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos ou mais), funcionário do sistema de privação de liberdade; pessoas com comorbidades; professores; trabalhadores das forças armadas; pessoas em situação de rua; trabalhadores das forças de segurança e salvamento; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; e trabalhadores portuários.

Para receber o imunizante, será necessário apresentar documento com CPF para o registro no sistema de informação, seguindo determinação do Ministério da Saúde. No caso das categorias profissionais, será preciso apresentar comprovação de prestação de serviço (holerite/crachá). Já os portadores de comorbidades devem apresentar um documento que comprove a sua condição.

Anualmente, a vacina é atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as cepas dos principais vírus que circulam no Brasil.