Prefeitura entrega óculos tecnológico para aluno

Essa sexta-feira, 5, será um dia para o aluno da rede municipal Emanuel dos Santos Quintanilha, de seis anos, nunca mais esquecer. Deficiente visual desde o nascimento, recebeu em regime de comodato da Prefeitura de Campo Limpo Paulista um óculos tecnológico (dispositivo de inteligência artificial), que será seu aliado no seu aprendizado e autonomia.

Os óculos entregues possuem uma tecnologia assistiva ‘vestível’ avançada, com uma visão e inteligência artificial. Ele é capaz de transformar texto em áudio, tanto em superfícies impressas quanto digitais, possibilitando a detecção automática de idiomas em: português, inglês e espanhol, além de objetos e cores.

Com os óculos Emanuel será capaz de identificar rostos cadastrados pelo aluno, identificando em tempo real professores e colegas de classe, promovendo um alto nível de inclusão dentro da sala de aula. É importante ressaltar que essa tecnologia não exclui o uso do Braille, mas se une como uma ajuda no desenvolvimento pessoal do aluno.

A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, acompanha alunos que possuem tipos de deficiência que apresentam barreiras no desenvolvimento pessoal, identificando casos como do Emanuel, que estuda na escola E.M.E.F Vereador José Poli de Oliveira Dorta, e utiliza o Braille (sistema que possibilita pessoas com deficiência visual, parcial ou total, ter acesso à leitura) como via de estudo.

Emocionante

Moradora do bairro Vista Alegre há aproximadamente 10 anos, a mãe do Emanuel, Pedra Quintanilha, 29, falou como essa ação irá mudar completamente a vida de seu filho. “As tecnologias assistivas somam ainda mais na vida dos deficientes visuais, visto que hoje em dia não há um avanço da medicina capaz de reverter essa situação. Tenho certeza de que este óculos irá ajudar ele com os estudos e com certeza, o permitirá entender ainda mais das coisas ao seu redor”, diz Pedra.

O prefeito Dr. Luiz Braz e o vice Paulo Fávaro fizeram questão de receber o aluno Emanuel no gabinete para entrega. Segundo eles, essa doação é um passo necessário para um futuro com mais inclusão. “Ajudar pessoas como o Emanuel é fundamental para uma sociedade melhor no futuro, queremos fazer com que todas as pessoas  tenham a liberdade e a condição de fazer o que tiver vontade, seja estudar, trabalhar ou até mesmo brincar, como é o caso do Emanuel que é apenas uma criança”, finaliza.