As equipes de resgate retomaram na manhã deste sábado (30) as buscas pelo piloto do avião que desapareceu em Jundiaí (SP) na noite de quinta-feira (28). Durante o trabalho na sexta-feira (29), os agentes encontraram destroços em um ponto na Serra do Japi. As buscas são feitas por bombeiros, policiais militares, agentes federais da Força Aérea Brasileira (FAB) e equipes da Guarda Municipal e Defesa Civil.
A FAB informou que o avião que desapareceu foi encontrado. Já a Defesa Civil estadual confirma a localização de destroços, mas disse que os trabalhos neste sábado devem confirmar se é da aeronave desaparecida. A aeronave era pilotada pelo goiano Angelo Chaves Pucci, de 44 anos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o avião caiu na noite de quinta-feira, após sair do aeroporto de Jundiaí com destino ao Campo de Marte, na capital paulista. Apenas o piloto Angelo estava na aeronave.
Segundo a polícia, havia óleo na pista do aeroporto da capital paulista, por isso a aeronave não pousou e retornou para Jundiaí, quando desapareceu, segundo o Comando de Aviação da Polícia Militar.
O último contato realizado, via rádio, foi quando a aeronave sobrevoava a Serra do Japi, ainda segundo a polícia.
Equipe de resgate
A FAB informou na tarde desta sexta-feira que foi notificada sobre o desaparecimento do avião e que acionou duas aeronaves para as buscas. O Helicóptero Águia da Polícia Militar também e apoia a ação, além da Defesa Civil, bombeiros, Guarda Municipal de Jundiaí – Divisão Florestal.
Materiais coletados no local das buscas foram encaminhados ao aeroporto de Jundiaí a pedido da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que cuida do caso.
Por volta das 20h30 de sexta, as buscas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram interrompidas.
Sobre a aeronave
A aeronave é uma Piper Aircraft, prefixo PT-WLP, fabricada em 1995 e com capacidade para seis pessoas. O bimotor estava com documentação em dia e em condições de aeronavegabilidade, conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O avião pertence e é operado pela empresa HKTC DO BRASIL S.A. O g1 tenta contato com a empresa, que atua no comércio exterior e tem sede em Hong Kong.
Fonte: G1/Globo/TVTEM