Arborização: plano municipal garante qualidade e ampliação do programa ‘Pé de Árvore’

Seja pela sombra – principal benefício da arborização urbana – ou pela beleza que entregam às vias, a as árvores em vias públicas de Jundiaí passam a contar com um Plano Municipal especifico, aprovado pela Câmara Municipal, que além de definir diretrizes técnicas, também conta com estudo e áreas georreferenciadas para a ampliação das espécies em vias da cidade. A iniciativa converge com o programa Pé de Árvore, que receberá mais 600 mudas nos próximos meses e busca atender a um pedido das crianças do Comitê das Crianças de Jundiaí pela maior arborização nas ruas e avenidas, com parceria da DAE Jundiaí.

De acordo com estudos da Embrapa Territorial, no Brasil, a arborização urbana ocupa menos de 1% de todo o território. Contudo, é ocupada por 85% da população. Em Jundiaí, 1/3 da área é ocupada pela Serra do Japi. Já as árvores em vias públicas somam mais de 65 mil unidades espalhadas. No entanto, existem bairros com maior presença verde e outros, com poucas unidades. É para preencher esta lacuna que o Plano Municipal atua.

Os primeiros grandes plantios já com a legislação em vigor serão as 600 mudas do programa Pé de Árvore, que serão realizadas ainda neste semestre. As mudas serão escolhidas conforme o critério técnico e ambiental disponível no local do plantio.

Novas Mudas

Inicialmente, as árvores serão plantadas nos bairros Vila Alvorada, Ponte São João, Vila Rami, Caxambu, Jardim Tulipas, Cidade Luiza e Novo Horizonte, a partir do mês de abril. As árvores atenderão aos pedidos dos munícipes que solicitaram a inclusão da arborização. Já foram plantadas 1,3 mil exemplares nos bairros Novo Horizonte, Alvorada, Vila Liberdade, Vila Progresso, Ponte São João, Torres de São José entre outros.

Criado em 2021, o Programa Pé de Árvore promove o plantio de árvores nas calçadas em frente aos imóveis habilitados. A preparação do local, plantio das mudas e instalação de placa de identificação do programa ficam sob responsabilidade das Unidades de Gestão da prefeitura.