Taça das Favelas 2024 é lançada e tem como novidade transmissão da final feminina

A Taça das Favelas Jundiaí 2024, uma realização da Cufa e Prefeitura de Jundiaí, com promoção da Tv Tem, afiliada da Rede Globo, terá sua segunda edição na cidade a partir de 11 de maio, com final prevista para 22 de junho. O lançamento oficial foi nesta quarta-feira (13), no Paço Municipal, com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado, de representantes da Central Única das Favelas (Cufa) de Jundiaí, da TV Tem (afiliada da Rede Globo na região), vereadores e gestores municipais.

É a segunda vez que a cidade recebe a edição do maior torneio de futebol com times formados em bairros em situação de vulnerabilidade social. A competição reúne anualmente mais de 100 mil jovens, entre homens e mulheres, em todo o Brasil.

Em Jundiaí, a competição do ano passado reuniu 600 jovens, entre meninos e meninas, de 14 a 17 anos.

“Foi uma iniciativa vencedora e desejamos que ela tenha continuidade. Nossa proposta é que a cidade possa dar visibilidade a todas as pessoas e a Taça das Favelas tem esse papel”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado. “Para nós é importante entender também o contexto que vai além do jogo, além da bola rolando, enxergar tudo que acontece antes, durante e pós-jogo. É nossa cidade sendo reconhecida pelo que tem de melhor, que é a sua gente”, completou.

“A primeira edição foi um sucesso e temos certeza que esta será ainda melhor, com o acolhimento que sempre tivemos da Prefeitura de Jundiaí e todo o empenho do pessoal da Cufa”, comentou Francine Romagnoli, diretora de programação da TV Tem.

“É a demonstração que a favela não é carência, a favela é potência”, afirmou Eduardo Ramalho, o Festa, presidente da Cufa Jundiaí.

As equipes que vão disputar a 1ª Taça das Favelas de Jundiaí terão novamente transporte gratuito para os jogos e também para a cerimônia de abertura, como já ocorreu no ano passado, além do apoio da Prefeitura para a realização de exames médicos e para a cessão de campo, ambulância e segurança para os jogos.

Em 2023, foram 74 ônibus para equipes e torcedores, aproximadamente 800 exames médicos foram realizados e as peneiras reuniram cerca de 1200 atletas de 16 favelas diferentes.

Na final, Guarda Municipal e Polícia Militar garantiram a segurança de todos os torcedores presentes no Estádio Dr Jayme Cintra, que recebeu mais de 5 mil pessoas. Por final de semana, o Complexo Esportivo Dal Santo recebeu em média 1.200 torcedores. Na somatória de todas as rodadas, foram cerca de 10 mil presentes.

Novidade

Uma das atrações para este ano, já confirmada pela TV Tem, é a transmissão ao vivo da final feminina além da masculina

Outra é a escolha do embaixador Sebastião Luiz Lourenço, ex-goleiro que, entre outras coisas, defendeu um pênalti cobrado por Pelé na década de 1970, como goleiro do São Bento, em jogo na Vila Belmiro. Lourenço é morador na Vila Nambi.