Prefeituras da RMJ se reúnem para o combate à dengue

Prefeitos e representantes dos municípios da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) estiveram na manhã desta quinta-feira (22) no auditório da Prefeitura de Jundiaí para coordenar ações do Dia D de Combate à Dengue, que acontece nesta sexta-feira (23). Campo Limpo Paulista foi representado pela secretária de Saúde, Alynne Sousa, e tem realizado ações durante toda a semana.  

Nesta sexta-feira (23), os Agentes Comunitários de Saúde realizam ação na Região do Vera Regina, nos bairros Jardim Vitória, Jardim Santa Lúcia e Jardim Guanciale, e estarão divididos em cinco equipes. “Neste dia, iremos nos reunir na região do Vera Regina, juntamente com outras secretarias, para coordenar as ações no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Desde o último sábado nossos agentes estiveram realizando visitas casa a casa e realizando vistorias e conscientização dos moradores”, comenta Alynne.

A ação tem sido realizada por 18 agentes comunitários, dois agentes de endemia e quatro enfermeiros, que receberam um treinamento comandado pela coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Cíntia Bálsamo. 

Panorama Geral

Somadas, as cidades de Jundiaí, Itupeva, Cabreúva, Louveira, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Jarinu ultrapassam os 840 casos confirmados da doença, segundo o painel de monitoramento do estado. No país, o acumulado do ano já ultrapassa 715,6 mil casos prováveis, segundo o Ministério da Saúde, sendo 75,5 mil confirmados no Estado de São Paulo, com 17 mortes até a última quarta-feira (21).  

A estimativa, com a combinação entre o fator climático e o ressurgimento dos sorotipos 3 e 4, é que sejam registrados em torno de 5 milhões de casos no Brasil, neste ano. A diretora técnica de Divisão de Saúde GVE XVII Campinas, Márcia Pacóla, destacou a importância da atuação regional. “Era aguardado um aumento nos meses de março e abril, mas houve uma antecipação, sendo necessária forte atuação. Temos um aglomerado de pessoas e fluxo de circulação grande na região. A definição de estratégias em conjunto é fundamental para esse enfrentamento”, comentou.