Prefeitura inicia plantio de 6,6 mil árvores às margens do Rio Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), iniciou, nesta semana, o plantio de 6,6 mil árvores às margens do Rio Jundiaí. O primeiro ponto foi um trecho na Marginal do Rio Jundiaí, próximo ao limite de município com Várzea Paulista.

A medida, que busca trazer mais qualidade ambiental, conforto ao microclima e preservação, faz parte do projeto de Reflorestamento com Espécies Nativas nos Trechos das Margens do Rio Jundiaí. Estão sendo plantadas espécies de Goiaba, Amora, Ipê, Paineira, Quaresmeira e Umbaúba, por exemplo.

Compensação ambiental
Além do plantio, também há outros projetos de compensação ambiental em andamento na cidade. Para a obra de canalização do rio Jundiaí, por exemplo, será garantida a preservação de mais 78 mil metros quadrados de mata em pé, o que amplia a proteção ao patrimônio natural da Serra do Japi. A medida, denominada como área verde de preservação, teve o investimento de R$ 448,5 mil. Atualmente, a área tombada em Jundiaí na Serra do Japi é de 93 milhões de metros quadrados.