Muros de contenção são concluídos no Jardim São Camilo

Dando prosseguimento às ações de revitalização do bairro e mitigação de riscos para o período de chuvas, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS), concluiu a obra de um muro de contenção no Jardim São Camilo. Com investimento de R$ 543 mil, a obra busca eliminar o risco de deslizamento de encosta na Rua Gerôncio Pereira da Silva.

Outro muro de contenção na Rua Ozias Vieira está em fase final de elaboração de projeto. “São investimentos que buscam mitigar eventuais riscos causados por eventos climáticos intensos, principalmente com a chegada do verão e as chuvas mais fortes”, disse o superintendente da FUMAS, José Galvão Braga Campos (Tico).

As obras integram o Plano de Requalificação do Jardim São Camilo, em que estão previstas intervenções prioritárias como a qualificação das vielas, com ações que englobam drenagem, acessibilidade com adequação da pavimentação em concreto, instalação de corrimões, iluminação e melhoria nas instalações de abastecimento de água e tratamento de esgoto. O projeto está em fase final e também foi enviado para possível aporte de recursos por meio do Novo PAC. Já a obra de conexão dos moradores entre a parte alta e baixa do bairro, com investimento de aproximadamente R$ 11 milhões e que contará com um elevador urbano e áreas de lazer, está com 15% das obras concluídas.

Além das obras de contenção de deslizamentos, também foi pré-enquadrada, no Programa Minha Casa, Minha Vida, a construção de 160 novos apartamentos que serão localizados no atual campinho do São Camilo. A próxima fase é a obtenção de recursos para financiar a futura obra.

“Em paralelo às obras de mitigação de riscos, também estamos concentrando os esforços na obtenção de recursos para a construção de moradias populares. O pré-enquadramento desse projeto no Programa Minha Casa, Minha Vida é mais um processo importante para entregamos essa demanda importante da população”, reforçou Tico.