Prefeitura de Jundiaí implementa adoção de animais de grande porte

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Departamento de Bem-estar Animal (DEBEA), órgão da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), e da Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), implementou a adoção de animais de grande porte que são recolhidos em situação de abandono ou maus-tratos na cidade.

“Nosso foco é o bem-estar dos animais. O intuito dessa implementação é proporcionar melhores cuidados aos animais que já têm histórico de abandono ou de situação de maus-tratos, em muitos casos encontrados nas ruas. Cavalos, vacas, porcos, cabras, ovelhas e outros animais de ‘grande porte’ em situação de maus-tratos ou soltos em vias públicas podem ser recolhidos pela Prefeitura de Jundiaí”, disse a diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos.

Até o momento, 15 animais desse porte já foram adotados, sendo 12 carneiros, uma égua, um burro e mula. Eles foram adotados por Paulo César Puglia, que já tem criação de animais grande porte e espaço adequado para os cuidados. “É um projeto muito importante. Além de ajudar na política de bem-estar animal do município, a gente consegue dar uma vida melhor e digna aos animais que foram encontrados em situações difíceis, principalmente os mais idosos. A minha preocupação é essa”, lembrou.

Atualmente, estão disponíveis outros três para adoção, sendo uma égua e dois cavalos. O recolhimento de animais de grande porte errantes é de responsabilidade da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Obras Públicas (UGISP), que é acionada após solicitações por meio do serviço 156. Cabe ao DEBEA as vistorias de maus-tratos e orientações aos tutores.

Os interessados em adotar um desses animais devem preencher este formulário e possuir um espaço adequado e condições de cuidar e promover o bem-estar deles. Caso o formulário seja aprovado, o Departamento marcará uma entrevista e vistoria no local onde o animal passará a viver.

Os animais adotados não poderão ser vendidos, trocados, abatidos, alugados, repassados ou cedidos para terceiros, deverão ser mantidos em recintos adequados, dentro da propriedade rural indicada na adoção, de forma a nunca ficarem soltos em logradouros públicos (ruas, praças, avenidas, estradas ou rodovias). Ou seja, não poderão sair da propriedade, exceto se necessitarem de internação ou acompanhamento em instituição veterinária. O tutor também deverá garantir o fornecimento de abrigo, pasto de boa qualidade, alimentação e água fresca, adequados ao porte e às necessidades de vida de cada animal, assim como a vacinação e assistência veterinária especializada em todas as ocasiões em que for necessária.

“É importante dizer que os animais não poderão ser submetidos a trabalhos forçados, nem usados como animais de tração, em competições ou atividades esportivas ou para reprodução, sendo permitidas somente atividades de lazer pelo adotante e sua família. Queremos zelar pelos animais”, disse o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa.

Mais informações podem ser encontradas neste link: https://debea.jundiai.sp.gov.br/servicos/animais-de-grande-porte/.