Um estudo técnico elaborado pelo Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), composto por professores da USP (São Carlos), UFSCAR (São Carlos) e Fatec (Jaú), concluiu que Jundiaí é a segunda cidade com a melhor qualidade de vida do Estado de São Paulo. O estudo engloba 41 municípios com população acima de 200 mil habitantes, onde moram cerca de 64% das pessoas do Estado.
O anúncio aconteceu nesta quarta-feira (26), em evento realizado na cidade de São Carlos. Jundiaí, representada pelo Gestor Adjunto de Governo, Jones Martins, recebeu o Certificado de Mérito, dado para os oito municípios com melhor qualidade de vida (situados na categoria “ótima” no estudo). A nota final que cravou a cidade na segunda posição foi 9,09.
“Da mesma forma que Jundiaí apresenta um constante desenvolvimento econômico, a cidade não deixa para trás os avanços na qualidade de vida. A segunda colocação nesse estudo é fruto dos investimentos em saúde, educação, segurança, geração de emprego e renda, com foco sempre em ofertar o melhor para o cidadão”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.
A educação foi um dos principais indicadores de destaque de Jundiaí. Os diversos investimentos no Programa Escola Inovadora deixaram o município em terceiro lugar geral, com nota média de 9,6.
Economia e Finanças Públicas
Os indicadores Economia e Finanças Públicas também foram destaque e Jundiaí ocupa a primeira colocação em ambos, com notas 9,68 e 10, respectivamente. O município ficou à frente de cidades como Barueri, Campinas e São Paulo.
“A primeira colocação no estudo atesta duas das principais marcas de Jundiaí: as finanças organizadas e a economia pujante. São esses fatores, além de uma gestão orientada para os resultados, que possibilitam uma série de investimentos que oferecem ao cidadão um serviço público qualificado e, consequentemente, uma alta qualidade de vida”, afirma o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
“Fazer investimentos em políticas públicas de longo prazo, mas sem deixar de lado o legado do que já foi feito, atesta nossa capacidade em proporcionar bons serviços aos jundiaienses. Uma cidade é considerada de excelência, quando os indicadores das mais variadas fontes comprovam isso. Nós trabalhamos com dados e temos a responsabilidade fiscal como bussola”, finaliza Jones Martins.