Câmara tem primeira sessão com interpretação simultânea em Libras

As sessões da Câmara de Jundiaí foram retomadas nesta terça-feira (2), após recesso de meio de ano. Além das discussões sobre projetos de lei, o expediente dos vereadores contou com uma novidade: a transmissão ao vivo com interpretação simultânea em Libras. O presidente Faouaz Taha celebrou essa conquista, que vem sendo trabalhada por funcionários durante suas gestões para oferecer acesso a todos nos debates do Legislativo. “É um marco histórico e fico muito feliz em fazer parte deste momento. Há anos, os servidores e diretoria se dedicam para oferecer essa estrutura e, agora, todos juntos alcançaram mais esse passo”, afirma.

Presidente Faouaz Taha no comando da Sessão da Câmara Municipal.

As transmissões das sessões e das audiências públicas pela TV Câmara (nos canais 12.2 UHF e 4 NET, Facebook e Youtube) já contam com legendas ocultas (closed caption), mas ainda não havia a interpretação ao vivo em Libras, lembra Faouaz. Também na Casa de Leis, há quatro anos uma equipe de servidores efetivos vem sendo capacitada em Libras para atender o público surdo que procura a Câmara pessoalmente. “A capacitação e empenho do Legislativo pela acessibilidade de todos são primordiais. Parabenizo os envolvidos e fico muito satisfeito em poder ver nossa Casa de Leis garantir à população surda, esse direito”, diz o presidente.

As sessões da Câmara de Jundiaí, que ocorrem toda terça-feira pela manhã, continuam a acontecer de modo on-line devido às obras realizadas no plenário, também em razão da necessidade do prédio oferecer condições de acessibilidade. Em etapa final, a reforma permitirá acesso seguro a todos, inclusive às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.