Grendacc completa 27 anos de luta contra o câncer infantojuvenil

“Completar 27 anos de luta contra o câncer infantojuvenil é um orgulho para o Grendacc, uma instituição que nasceu pequena, virou um hospital e hoje é referência no tratamento oncológico e hematológico de Jundiaí e região, e já atendeu mais de 76 mil crianças”, declara a presidente do Hospital da Criança do Grendacc, Isabela Bastos Cardoso, sobre o aniversário da instituição, comemorado neste mês de julho. Ela frisa que luta é a palavra de ordem na instituição, afinal, sobreviver nesses tempos de crise econômica, com o aumento do desemprego e da pobreza, significa lutar uma batalha todos os dias.

A presidente do Grendacc explica que a ajuda da sociedade tem sido vital para que o Hospital da Criança continue oferecendo um tratamento de qualidade, integral e humanizado para crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. Mas que a instituição não para, e tem um planejamento estratégico para melhorar o desempenho operacional e aumentar a receita, como a elaboração de projeto, tais como Amigo Leão, Travessia, Doador Anjo, entre outros.

A instituição tem ainda algumas emendas parlamentares em andamento, entre elas a do deputado estadual Alexandre Pereira e da deputada federal Tabata Amaral. O setor de Relações Institucionais também encaminhou 75 ofícios de custeio para deputados federais e estaduais e aguarda respostas; e está trabalhando para aumentar as parceiras com empresas, por meio da criação de projetos – um deles é o Travessia, disponível no nosso aplicativo, o Doar Fácil, e também no site – e que oferece algumas contrapartidas aos empresários. Estes e outros projetos estão disponíveis no site www.institucional.grendacc.org.br.

Referência em especialidades pediátricas

Desde 2020, o Grendacc está trabalhando para tornar o Hospital da Criança referência em especialidades pediátricas como já é no tratamento oncológico e hematológico. E está buscando novas parcerias com convênios para consultas, exames e cirurgias.

Exemplo disso são as cirurgias realizadas pelo ortopedista pediátrico Cleber Ferreira Moreira, de 44 anos. Em 2021 foram realizadas 11 cirurgias e este ano, quatro. De acordo com o médico, são cirurgias de doenças neuromusculares, paralisias cerebrais e, principalmente, as de má-formação congênitas. “Mas fazemos de tudo”, esclarece Moreira, que também é responsável pela ortopedia pediátrica do Hospital São Vicente de Paulo. Ele é formado pela FMJ (Faculdade de Medicina de Jundiaí) e fez especialização em ortopedia infantil pela USP.

Ele explica que em crianças com paralisia cerebral, ao longo da vida, vão surgindo deformidades e isso vai dificultando a locomoção. “E naquelas sem locomoção vai dificultando os cuidados diários dos pais, desde posicionamento até higiene”, diz. Segundo Moreira, o Grendacc recebe muitas demandas reprimidas, porque ortopedia pediátrica é uma especialidade rara na região, então são cirurgias que chegam um pouco tarde. “São paliativas, para dar mais qualidade de vida aos pacientes.”

O especialista conta que essas cirurgias corretivas de má-formação congênitas são de alta complexidade, chamadas multinível. “São padrão ouro, porque corrigimos em uma única operação os dois quadris, os dois joelhos e os dois pés. Isso significa menos hospitalização para a criança e uma única mobilização. Além de oferecer mais conforto ao paciente, tem um melhor resultado.”

No Hospital da Criança, essas cirurgias são feitas por meio de convênios com o SUS e com as operadoras de saúde, e também particular.

Queda nas doações

Com a crise, as doações caíram cerca de 30% no Grendacc, mas o câncer não para. Por isso, a instituição também tem planejado uma série de ações para aumentar sua captação de recursos, entre elas a sua tradicional feijoada, que será neste domingo, dia 17 de julho, no Buffet Ki Festa do Caxambu. A “Feijuca do Bem” marca a volta dos eventos e comemora os 27 anos do Grendacc e terá 100% da renda revertida para o hospital.

O Grendacc também está de volta ao Maxi Shopping Jundiaí até o dia 23 de julho, no Espaço Comunidade, vendendo seus produtos institucionais. É uma parceria com os artesãos do Mix Outlet Solidário, que expõe suas peças e doam 12% do lucro obtido para a instituição. O espaço funciona diariamente, das 10h às 22h, em frente à Lojas Americanas, no piso 2.

“Quero aproveitar essa data especial para agradecer a todos que têm apoiado a nossa instituição: Colaboradores, voluntários, poder público e, principalmente, a sociedade, que sempre esteve ao nosso lado. Nós continuamos precisando da ajuda de todos”, afirma a presidente. O Hospital da Criança do Grendacc gasta cerca de R$ 1,5 milhão por mês para se manter e atualmente tem 17 crianças em tratamento efetivo contra o câncer (fazendo quimioterapia ou radioterapia) e outras 76 em acompanhamento (passando por consultas e exames periodicamente).

Existe várias formas de colaborar com o Grendacc:

–  Comprando em nosso Bazar Permanente – que vende roupas, calçados, acessórios, utensílios para casa e decoração, livros e brinquedos novos e seminovos;
– Adquirindo as rifas que sempre organizamos – no momento estamos vendendo a Rifa dos Pais;

– E também fazendo doações:
*por PIX (a chave é o celular 11 9 8911-9986);
*por depósito em nossas contas bancárias;
*pelo aplicativo Doar Fácil;
*pelo Telemarketing (11 4815-8445 e 11 98919-4635);
*pela Nota Fiscal Paulista.

Projetos em andamento

Atualmente, o Grendacc tem diversos projetos em andamento para aumentar os recursos captados, entre eles o Amigo Leão, onde a pessoa física ou empresa pode destinar parte do seu Imposto de Renda e apoiar o Projeto Fisioterapia do Grendacc, apresentado ao CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) de Várzea Paulista.

Outros dois projetos foram aprovados em junho pelo Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) e o Grendacc já pode dar início à captação de recursos. São eles:

*Projeto Atendimento de Crianças e Adolescentes Portadoras de Doenças Crônicas (Protocolo 646), data da publicação no Diário Oficial: 28 de Junho de 2022 (Página 16);

*Projeto Orientação Nutricional e Preventiva de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT’s)  (Protocolo 665), data da publicação no diário oficial: 28 de Junho de 2022 (Página 16).

Para mais informações sobre os projetos e como ajudar a instituição, acesse o site: www.institucional.grendacc.org.br