Alerta da Defesa Civil é de clima ainda mais seco nos próximos dias

Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a semana segue com dias quentes e tempo muito seco, com baixa umidade relativa do ar na região Central do país. O Inmet, inclusive, mantém toda área em estado de alerta amarelo até a sexta-feira (22) para baixa umidade. 

Com isso, a previsão para Jundiaí é que a umidade relativa do ar posso baixar da casa dos 30% nos próximos dias, o que acenderia o sinal de alerta na Defesa Civil. O ideal é que ela fique na casa dos 70%.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez Germano a baixa qualidade do ar estará alinhada à baixa umidade relativa. “Combinada a isso, temos também um período com a presença de muita poeira e partículas em suspensão. Recomendamos técnicas para umidificar o ambiente como colocar baldes d’água e toalhas molhadas espalhados pelos cômodos, principalmente quando se tem idosos e crianças em casa”, aponta.

Gimenez ainda afirma a necessidade de se manter hidratado bebendo bastante água, além de evitar sair de casa ou procurar locais com mais vegetação, principalmente as pessoas que possuem algum problema respiratório.

Mantendo as características típicas do inverno, os modelos não mostram mudanças significativas nas condições do tempo, pelo menos, nos próximos sete dias. Uma grande massa de ar seco ainda predomina sobre o Brasil e inibe o crescimento de nuvens carregadas sobre a maior parte do país. Nuvens altas passam sobre algumas áreas das Regiões Sudeste e Centro-Oeste, mas este tipo de nebulosidade não é de chuva.

O clima mais seco também aumenta a probabilidade de incêndios e dificulta o seu controle.

Previsão do tempo

Na quarta-feira (20), ainda há condição de chuva fraca e isolada no litoral sul. Nas demais áreas, ocorre apenas variação de nebulosidade e faz calor, principalmente no interior paulista. Na quinta-feira (21) e sexta-feira (22), o sol aparece ao longo do dia e as temperaturas aumentam de forma rápida. Não há condição de chuva e umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% no norte do estado. No sábado (23), a massa de ar seco segue predominando no Estado, impedindo a formação de nebulosidade. Durante a tarde, não há previsão de chuva e a umidade relativa pode ficar abaixo dos 20% no norte do paulista.