Vias rurais recebem pavimento ecológico dentro do programa ‘Caminhos Sustentáveis’

Iniciado em 2019, o Programa Caminhos Sustentáveis entrou em sua segunda fase, com a pavimentação de 11 km de vias rurais das regiões Norte, Oeste e Leste de Jundiaí. Realizado a partir de convênio com o Governo do Estado de São Paulo – que destinou R$ 5 milhões para as vias -, a Prefeitura de Jundiaí a partir da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), investe mais R$ 7 milhões para o asfaltamento das vias que são canais para o escoamento da produção rural. As obras já foram iniciadas.

“Melhorar as vias rurais a partir do asfalto, proporciona inúmeros ganhos, seja para o agricultor, com a facilidade no escoamento da produção, seja para o transporte público, com serviço mais confortável para o usuário e para a população que mora no bairro, com mais qualidade ambiental. Essa é a primeira etapa da segunda fase do programa”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

O Caminhos Sustentáveis é uma das fases do programa Mais Asfalto, destinado às melhorias das condições das vias de tráfego nas estradas rurais de Jundiaí. Nesta etapa, serão contemplados os bairros Corrupira (Avenidas Luiz Pereira dos Santos e Nilo Tracci), Fernandes (Avenida Isabel Campos Nilson), Rio das Pedras/Medeiros (Avenida Guilherme Porcari) e Ivoturucaia (Avenida Antonio Mazieiro). Ao todo, serão 11 km de vias asfaltadas, com prazo de conclusão de 6 meses.

Pavimentação tem prazo de conclusão em 6 meses

” Visão do governo é sempre melhorar o ambiente econômico da cidade, também pela perspectiva do produtor rural. Desde o começo do Caminho Sustentáveis, foram mais de 50 km pavimentados de estradas rurais, que escoam a produção e também servem para o transporte público, atendendo as pessoas que moram nessas regiões mais distantes. Isso, naturalmente, torna a cidade melhor e atribui mais qualidade de vida para a população”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi.

Pavimento ecológico
Caminhos Sustentáveis se diferencia pelo uso do “pavimento ecológico”, produzido com cascalho, por exemplo, material que existe nas estradas pavimentadas. Podem ainda ser acrescentados agregados reciclados produzidos pelo Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Jundiaí (Geresol). Esse tipo é próprio para estradas vicinais.

“Nesse tipo de pavimento não utilizamos nenhum tipo de material proveniente de pedreiras, com isso não há detonação de dinamites, há redução do tráfego de caminhões e, consequentemente, de emissão de gás carbônico”, comenta o gestor da UGISP, Adilson Rosa.

A produção desse asfalto é na recicladora, um equipamento que lembra um grande trator, dotado de um potente cilindro dentado. Esse maquinário tritura o material existente juntamente com cimento portland previamente aplicado sobre o leito da estrada.

Em seguida, essa mistura é compactada com alta energia, por rolos vibratórios. O resultado é uma base que tem alta capacidade de resistência à carga. Para finalizar, sobre a base é aplicada uma camada de revestimento asfáltico. Como complemento do Caminhos Sustentáveis, a UGISP está fazendo o levantamento dos pontos para promover a melhoria no sistema de captação de água, com a implantação de canaletas.