As ações realizadas por Jundiaí ao longo do Maio Amarelo foram destaque na categoria Poder Público, em evento realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária na noite de terça-feira (21), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em São Paulo.
O gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, representou o prefeito Luiz Fernando Machado e recebeu o troféu, ao lado da equipe da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transportes. “Nossa prioridade é a redução de acidentes e mortes no trânsito. Estamos trabalhando em um caminho sólido e consolidado para o futuro”, destacou, mencionando o projeto ‘Jardim do Trânsito’, que usa o espaço do Mundo das Crianças para reproduzir situações do trânsito para a garotada. “As crianças têm um grande poder de transformação na casa em que moram e em toda a comunidade. Além disso, são nossos futuros motoristas.”
Parimoschi mencionou ainda investimentos de R$ 10 milhões em sinalização e segurança viária para os pedestres, além e R$ 5 milhões do Detran, verba exclusiva para fortalecimento da segurança viária da cidade, com foco na redução de acidentes, anunciada na última visita do governador Rodrigo Garcia em Jundiaí, durante a ação “Governo na Área”.
O gestor de Mobilidade e Transportes, Aloysio Queiroz, celebrou a conquista. “Jundiaí investe em engenharia, fiscalização e educação no trânsito. O vídeo premiado foi um trabalho em conjunto. Uma construção para mostrar o lado humano dos profissionais que são engajados no nosso projeto de um trânsito mais seguro. O prêmio é o resultado de um planejamento iniciado em 2021.”
O mês
Ao longo do Maio Amarelo inúmeras ações impactaram mais de 400 mil pessoas na cidade. Só nas redes sociais da Prefeitura de Jundiaí (Facebook e Instagram), 106 mil pessoas visualizaram os vídeos e as artes educativas sobre segurança no trânsito.
O tema que propôs a reflexão e promoção da educação no trânsito foi “Juntos Salvamos Vidas”. A programação incluiu palestras em escolas municipais, em empresas e abordagens educativas ao cidadão com informações, entrega de laços amarelos e a presença do mascote da UGMT, o Vaguinho.
Além disso, foram realizadas abordagens educativas no Maxi Shopping e Jundiaí Shopping, além de espaços urbanos de grande movimentação de veículos. Palestras em empresas e escolas também ocorreram.
O trabalho em Jundiaí contou com o apoio da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e de diferentes forças de segurança, como a Guarda Municipal, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, além das concessionárias que administram as rodovias que passam pelo município.
Mais
Jundiaí fez a adesão ao programa ‘Laço Amarelo’, do Observatório Nacional de Segurança Viária, em 2021. A organização social existe há dez anos e é a idealizadora da campanha Maio Amarelo.
Durante o evento do Observatório Nacional também foram conhecidas as melhores ações realizadas este ano por municípios, empresas, entidades, cidadãos e outros personagens da sociedade civil durante maio, reconhecido como o mês de prevenção aos acidentes de trânsito.