Jundiaí define novo fluxo de testagem para síndrome gripal

Publicada em 26/01/2022 às 17:30

Em decorrência da escassez no mercado de testes para identificação da COVID-19 e pela necessidade de isolamento das pessoas com sintomas gripais – seja COVID-19 ou causadas por vírus Influenza – a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) determina novo fluxo para a realização da testagem nos Prontos Atendimentos Exclusivos e Unidade Sentinela. A priorização para o teste será para grupos mais vulneráveis à infecção respiratória.

A normativa foi apresentada na manhã desta quarta-feira (26), para os responsáveis dos serviços públicos para atendimento específico de síndrome gripal. De acordo com a diretora da Diretoria Ambulatorial e Hospitalar da UGPS, Daniele Evangelista, a medida tem por objetivo superar o período de escassez de testes do mercado mantendo o atendimento aos públicos mais susceptíveis aos agravamentos.

“A testagem será realizada em pessoas não vacinadas, vacinadas com apenas uma dose contra COVID-19, gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades e indicadas pelo médico, profissionais da Saúde e população em situação de rua. De toda forma, as pessoas que apresentarem sintomas como febre, congestão nasal, dor de garganta, dor no corpo e diarreia, devem permanecer em isolamento por sete dias. O mesmo vale para aqueles que não realizam o teste”, explica a diretora.

A busca por atendimento, assim como tem sido orientado desde o final de dezembro/2021, deve ser feita por pessoas que estejam com sintomas como febre, persistente por mais de 24h e apresentar sintomas de dificuldade respiratória. “Casos leves devem permanecer em isolamento domiciliar e observar a evolução do caso”, comenta. Os locais de atendimento podem ser consultados no site da Prefeitura de Jundiaí.

“É importante frisar que a estratégia está sendo adotada por municípios e capitais para garantir o atendimento aos públicos mais susceptíveis a casos graves da doença”, ressalta do gestor da UGPS, Tiago Texera.