Gripário de Várzea Paulista passa dos 3.600 atendimentos em apenas 20 dias

Com média de 193 atendimentos e 144 testes por dia, unidade é exclusiva para atendimento de pessoas com sintomas gripais

Desde que iniciou suas atividades, no dia 6 de janeiro, a Unidade para Atendimento de Sintomas Gripais, já atendeu 3.670 pessoas, dados até o dia 24 de janeiro. Foram realizados 1.158 testes, do dia 17 até o dia 24 de janeiro, sendo 584 positivos e 574 negativos.

Os dias de maior fluxo registrado são as segundas-feiras, com média de 242 pessoas, e o de menor, os domingos, com 138 atendimentos. Além do atendimento clínico para pessoas com sintomas gripais, a unidade realiza teste para Covid-19 e também e orienta sobre os procedimentos a serem adotados, caso haja confirmação.

A diretora de Vigilância Sanitária de Várzea Paulista, Adriana Camargo, explica que nem todas as pessoas que tiveram contato direto recente com quem testou positivo para Covid-19 devem procurar o atendimento. “A nossa grande dificuldade é como atender as pessoas neste momento. A gente pede que as pessoas assintomáticas não procurem os serviços médicos de imediato, para que possamos dar a preferência e assistência mais rápida e adequada àqueles que realmente estão com desconforto respiratório, fadiga, dores musculares, ou seja, sintomas importantes”, disse a diretora.

Quando procurar o serviço?

A diretora esclarece que os chamados contactantes diretos são aqueles que residem na mesma casa que a pessoa positivada para a doença. Nesse caso, os contactantes devem manter-se em isolamento por 5 dias, sem necessidade de procurar os serviços de saúde e só precisarão procurá-los se apresentarem sintomas gripais.

Essas pessoas devem fortalecer as medidas preventivas: máscara, distanciamento e higienização constante das mãos (com álcool ou água e sabão). Além disso, é necessário que avisem a empresa que não vão trabalhar e façam o isolamento mínimo de 5 dias, em casa. Para atestar esses dias de ausência, o contactante pode apresentar ao empregador o teste positivo ou o atestado de afastamento do familiar. Após o período, se não apresentar sintomas, podem retornar à rotina normal.

Já as pessoas contactantes diretas com indivíduos que têm gripe (Influenza) não necessitam se afastar de suas atividades rotineiras. Só se afastará quem de fato está com a doença, no prazo determinado pelo médico.
A unidade exclusiva para Atendimento de Sintomas Gripais, batizada pela população de “Gripário”, fica atrás da UPA, no local onde antes era o CTA (Centro de Testagem e Acolhimento), no prédio do Hospital Dr. Alcípio, à Rua Eduardo de Castro, 65 – Centro.

Fonte/Foto: Prefeitura de Várzea Paulista