De parcerias tecnológicas, qualificação profissional e ações sociais, Rede Jundiaí de Cooperação engaja a sociedade

Com o propósito de construir parcerias que beneficiam o Município, a Rede Jundiaí de Cooperação (RJC) – vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), da Prefeitura de Jundiaí – colhe os frutos do trabalho sério e focado nos anseios dos munícipes e nas prioridades da cidade. Em 2021, por meio de engajamentos com a iniciativa privada, a RJC articulou parcerias que vão desde tecnologia, qualificação profissional até saúde pública, sendo desenvolvidas principalmente pela atuação da Unidade Central de Parcerias Estratégicas (UCPE/UGGF), criada em 2017, com o propósito de aproximar a iniciativa privada do governo e articular projetos de interesse coletivo.

Uma ação extremamente relevante realizada no ano passado foi a doação de cerca de 300 cadeiras de rodas a pessoas com deficiência permanente cadastradas no Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência (NAPD). A iniciativa é uma parceria da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). O objetivo é proporcionar melhor qualidade de vida ao público com deficiência física e, para isso, contemplou a capacitação dos profissionais da Saúde, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, para a prescrição das cadeiras.

Treinamento para profissionais da Rede de Saúde de Jundiaí, seguida por doações de cadeiras para usuários de Jundiaí

Na área educacional, a Rede auxiliou na implantação do Espaço Maker da nova Emeb Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia, inaugurada em dezembro de 2021. A parceria da empresa Amado Maker Editora com a Unidade de Gestão de Educação (UGE) configura um laboratório inovador, que abrange desde máquina de corte a laser, plotter de vinil e impressoras 3D, até bancadas com ferramentas manuais, material didático e capacitação dos docentes para favorecer processos colaborativos de criação e o uso de ferramentas de fabricação digital.

“Unir esforços da iniciativa privada e do poder público a partir da Rede Jundiaí de Cooperação fortalece iniciativas e potencializa resultados em prol da população”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado, lembrando que para este ano, a meta da Rede Jundiaí Cooperação é avançar para próximas fases do ‘Acolha um Quarto, Conforte Vidas’, do Hospital São Vicente.

Treinamento ofertado pela FMjunior para equipe da Educação sobre Primeiros Socorros – Infância segura

Durante a pandemia, diversas empresas doaram insumos à Prefeitura de Jundiaí por meio da articulação da RJC, que efetivou todos os processos a partir da Lei 8.901/2018, que regulamenta apoio privado às ações de interesse público. Todas as doações relacionadas à Covid-19 podem ser conferidas em: https://jundiai.sp.gov.br/coronavirus/doacoes-recebidas/. Entre elas estão a doação de 65.596 garrafas de água da Coca-Cola Femsa Brasil para hidratação dos profissionais e voluntários que atuam intensamente nos polos de vacinação no Município e no Hospital São Vicente de Paulo (HSV), além de duas câmaras de armazenamento de vacinas por meio de parceria com a Cruz Vermelha.

Também com o apoio da RJC, a Campanha Focinho Solidário, que visa arrecadar ração para cães e gatos das famílias em situação de vulnerabilidade social, arrecadou mais de 2 toneladas de ração em 2021. A iniciativa conta com pontos de coleta como Prefeitura, DEBEA (Departamento de Bem-Estar Animal) e no pet shop Cão Late. Mais informações em https://jundiai.sp.gov.br/focinhosolidario/

“Por meio da Rede, todos ganham: o setor público, que usa a inovação para melhor servir à população; o setor privado, que pode desenvolver projetos colaborativos e gerar mais valor agregado; e o cidadão, na ponta, que passa a ter uma cidade ainda melhor para viver e se desenvolver”, afirma o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Capacitações

A Rede também articulou projetos de capacitação que beneficiaram equipes da Unidade de Gestão de Educação (UGE), tais como: “Primeiros Socorros – Infância mais Segura”, em parceria com a FMJunior, empresa que tem o apoio da FMJ (Faculdade de Medicina de Jundiaí); “Crescer Juntos” e “Envelhe(SER) na Ativa”, ambos com a VRS Academy, voltados à economia prateada, com foco na geração de renda para o público acima de 50 anos.

Ciente da importância de ações de empregabilidade e de empreendedorismo, a RJC contribuiu com a realização do Mutirão do MEI, com Sebrae e TV TEM, bem como participou de diversas ações voltadas à qualificação profissional por meio do PDL (Programa de Desenvolvimento Local), uma ação integrada entre Prefeitura, Sebrae e organizações da sociedade civil. Além de qualificação técnica, a RJC também ajudou na articulação de cursos comportamentais, como de inteligência emocional desenvolvidos para alguns públicos, como os estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos), que estão em busca da conclusão do ensino médio de olho no mercado de trabalho.

“Seguimos, em 2022, com muito empenho e ética, para buscar parcerias importantes para Jundiaí. Todas as doações, de bens e serviços, são formalizadas, garantindo transparência e segurança jurídica para todos os envolvidos”, afirma a diretora da Unidade Central de Parcerias Estratégicas, da UGGF, Daniele Ruiz.

Mobilização entre os servidores da Unidade de Governo e Finanças para doação ao Fundo Social de Solidariedade (Funss)

Mais ações e contato

Outras ações, como adesão ao Programa global City Possible, da Mastercad, também foram realizadas em 2021 pela Rede e podem ser conferidas aqui ou solicitadas pelo e-mail redecooperacao@jundiai.sp.gov.br. O telefone é o (11) 4589-8602 e o site: https://jundiai.sp.gov.br/redecooperacao/.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí
Fotos: Fotógrafos PMJ