Paulista perde para o Ceará e é eliminado da Copa SP

 

O Paulista precisa apenas empatar para eliminar um time da Série A do Campeonato Brasileiro. Faltavam cinco minutos para segurar um resultado possível. Só que a bola pune. E uma falta cobrada direta foi fatal para tirar o Galo. O Ceará venceu o Paulista por 1 a 0, no Jayme Cintra e tirou o Galo da próxima fase da Copa São Paulo. Pela quarta vez consecutiva, o Paulista é eliminado ainda na 1ª fase da Copinha (2018, 2019, 2020 e agora 2022 – 2021 não teve o torneio).

A derrota pode decretar o fim da passagem de Baiano como treinador do Paulista. Após o gol sofrido, torcedores xingaram o treinador do Galo, que chegou à Copinha bastante contestado. Baiano que poderia fazer até seis trocas no jogo, somente fez quatro – “morrendo” com duas na mão.

Com quatro pontos contra três do Paulista, o Ceará ficou em segundo no grupo. Na próxima fase, o Ceará terá pela frente o Desportivo Brasil, melhor time do grupo 17. O jogo deverá ser na quinta-feira, no período da manhã ou da tarde, provavelmente em Porto Feliz, sede do Desportivo, que é também uma das sedes da Copa São Paulo.

Pode-se dizer que o Paulista fez 45 minutos iniciais seguros, já que jogava com direito de empatar o jogo para conquistar a classificação. O primeiro tempo somente teve lances de perigo nos 5 minutos finais, especialmente com Paulista que teve dois bons chutes de fora da área – com Pará e Fogaça, sendo que um passou rente ao gol e outro foi no centro do gol, que Davi fez a defesa.

O segundo tempo o Paulista não ficou recuado segurando o resultado. Foi buscar o gol da tranquilidade. Teve mais a posse de bola, mas pecou no último passe. O Ceará chutou apenas duas bolas gol do goleiro Gabriel, em 35 minutos, mostrando uma pobreza de futebol. Nos 10 minutos finais, os cearenses foram com tudo. Mas foi na bola parada que marcaram.

Aos 40 minutos, uma cobrança direta de falta de Pedro Igor, passou por tudo mundo, inclusive o goleiro Gabriel Chaves, e decretou 1 a 0 para o Ceará.

Pouco tempo depois, André que havia acabo de entrar foi expulso por falta violenta e o Paulista terminou o jogo com dez. Mas psicologicamente o time estava perdido e no apito final teve que lidar com a frustração da eliminação.

Texto: esportejundiai.com; Foto: Edivaldo Santos