“Grande conquista. Chegou aos 119 anos”, publicou a bisneta da mulher que ocupa o posto de pessoa mais velha do mundo em uma conta no Twitter dedicada à centenária japonesa Kane Tanaka, que fez aniversário no dia 2 de janeiro, domingo.
A autora da postagem, Junko Tanaka, que esteve com sua bisavó em dezembro, disse ainda, na postagem na rede social, que espera que Kane “continue a viver a vida com alegria e em plenitude”
Em uma das fotos, Kane está acompanhada de duas garrafas comemorativas da Coca-Cola, que ela ganhou em seu aniversário. Os rótulos são personalizados com seu nome e idade.
“Presente de aniversário 1: Apresentando os presentes recebidos no aniversário de Kane. Agradeço muito este presente. A empresa Coca-Cola fez uma garrafa comemorativa de aniversário. Parece que (Kane) ainda está bebendo Coca-Cola como de costume”, postou Junko.
A bisneta falou, em março de 2021, à CNN sobre Kane, que se preparava para carregar a tocha olímpica antes dos adiados Jogos Olímpicos de Verão de 2020 em Tóquio. Junko começou a contar os dias para o evento no Twitter em janeiro de 2020 para comemorar a vida de Kane e sua participação nos jogos.
“Posso ser tendenciosa porque sou parente dela, mas acho incrível (a vitalidade de Kane) – eu queria compartilhar isso com o mundo para que as pessoas se sintam inspiradas e sintam sua alegria”, disse Junko.
Nascida em 1903, Kane se casou com o proprietário de uma loja de arroz aos 19 anos. Ela trabalhou na loja da família até os 103 anos.
A anciã viveu uma série de eventos históricos, sobrevivendo a duas guerras mundiais e à gripe espanhola de 1918. Sua vida abrangeu 49 Jogos Olímpicos de verão e inverno.
“Não me lembro dela falando muito sobre o passado… Ela pensa muito no futuro – ela realmente gosta de viver no presente”, disse o neto de Kane, Eiji Tanaka, à CNN no ano passado.
A pessoa mais velha do mundo está morando em uma casa de repouso no município de Fukuoka, no Japão. Sua família disse que mantém Kane ativa ao propor exercícios de matemática e fazendo com que ela permaneça interessada em descobrir novidades.
Kane, que foi reconhecida pelo Guinness Book em 2019 como a pessoa viva mais velha do mundo, recebeu mensagens de parabéns de usuários do Twitter em seu aniversário.
“É incrível que aos 119 anos ela possa olhar diretamente para a câmera e fazer um sinal de paz”, disse o usuário do Twitter @TuNatoron.
“Parabéns!! Por favor, mantenha-se sempre saudável”, disse Mee-san, outro usuário do Twitter.
Homem mais velho do mundo
Em setembro de 2021, o espanhol Saturnino de la Fuente García se tornou o homem vivo mais velho, aos 112 anos. Ele nasceu em 1909, trabalhou como sapateiro e resistiu à Guerra Civil Espanhola.
Saturnino disse que o segredo para uma vida longa é: “Uma vida tranquila … e sem machucar ninguém”, segundo um comunicado do Guinness enviado à imprensa.
Fonte: CNN
Foto: Acervo da família/Twitter