Jundiaí amplia em 30% PAs Exclusivos para atendimento de síndrome gripal

 

Com o aumento de 70% no volume de atendimentos de sintomas gripais nos últimos três dias, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a partir desta quinta-feira (23), readequa os equipamentos de Saúde para atenção ao cenário da cidade. Além da UPA Vetor Oeste e do PA Hortolândia (que tem o atendimento dividido entre adulto e infantil na antiga Creche do Idoso), o PA Retiro passará a atender exclusivamente pessoas com sintomas gripais. Desta forma, Jundiaí amplia em 30% os equipamentos disponíveis para o acolhimento específico dos casos.

De acordo com dados da UGPS, até sexta-feira (17), a média de atendimentos diários de pessoas com sintomas gripais entre todos os serviços era de 400 pessoas/dia. A partir de segunda-feira (20), o volume saltou para 694 e 740 na terça-feira (21). “O volume de atendimento cresceu. No entanto, os casos são leves ou moderados e em 90% dos casos não são COVID-19. Por enquanto, não há impacto em internações. Atentos ao cenário, ampliamos em 30% a rede de PAs Exclusivos para Síndrome Gripal com a adequação do PA Retiro para a demanda, atendendo adulto e infantil, das 7h às 19h”, adianta o gestor da UGPS, Tiago Texera.

Outra modificação no fluxo de atendimento é a testagem do paciente assim que chega ao serviço. “As pessoas têm medo que seja COVID-19 e vão em busca da testagem na rede pública. O percentual positivo de COVID-19 não ultrapassa os 10% dos casos. O aumento está ocorrendo em casos de gripe comum”, salienta o gestor.

Pronto Atendimento Retiro passa a ser exclusivo para sintomas gripais, junto com a UPA e PA Hortolândia

Até o momento, Jundiaí não registra caso positivo da cepa de influenza (gripe) H3N2, que tem ocorrido em várias partes do Brasil. A identificação genômica é feita pelo Instituto Adolfo Lutz para todo o Estado de São Paulo. “A gripe identificada nos serviços nestes dias, de acordo com dados da Diretoria de Assistência Ambulatorial e Hospitalar da UGPS, é de quadro leve a moderado, que necessitam de cuidados em casa, com alimentação, descanso, hidratação e medicamentos para o mal-estar.

“É essencial que as pessoas mantenham as medidas de proteção com o uso de máscara, higienização frequente das mãos e evitar ambientes sem ventilação. As medidas são as mesmas usadas para a COVID-19. A gripe é comum, mas pode agravar em pessoas mais vulneráveis como idosos e crianças”, orienta o gestor.

Texera ainda lembra que a campanha de vacinação nacional contra a influenza foi encerrada no mês de setembro e, assim que indicado pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde a dispensação de doses e organização de nova campanha, Jundiaí organizará a dispensação. “Vale destacar que existem estudos indicando que o subtipo da H3N2 em circulação em muitos países não é o mesmo existente na vacina dispensada na vacinação deste ano. A proteção estará disponível na próxima campanha”, complementa.

Serviços exclusivos COVID-19
UPA Vetor Oeste – Adulto e Pediátrico 24h

Endereço: Av. Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 1540 – Parque Residencial Jundiaí
Horário: diariamente,  24h

Pronto Atendimento Coronavírus Hortolândia (antiga Creche do Idoso) – Pediátrico (7h às 19h)
Endereço: Av. Alexandre Ludke, 780, Cidade Administrativa

Pronto Atendimento Coronavírus Hortolândia (Políclinica Hortolândia) – Adulto 24h
Endereço: Av. Pref. José de Castro Marcondes, 510 – Vila Hortolândia

Pronto Atendimento Retiro – Adulto e Pediátrico (segunda a domingo, das 7h às 19h)
Rua Maria Lucia de Almeida, 100, Retiro

Demais demandas em Saúde
UPA Vetor Oeste – Adulto e Pediátrico 24h
Endereço: Av. Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 1540 – Parque Residencial Jundiaí
Horário: diariamente,  24h

Pronto Atendimento Ponte São João (segunda a domingo, das 7h às 19h)
R. Santo Antônio, 191 – Ponte São João

Fonte: Prefeitura de Jundiaí

Foto/capa: Autor: Guido Mieth Crédito: Getty Images