Com início nesta terça-feira (21), verão exige cuidados com a saúde

 

Altas temperaturas, aumento da umidade, dias mais longos e chuvas frequentes são algumas das características do solstício de verão, que começa nesta terça-feira (21) no Brasil. O evento astronômico marca o início da estação mais quente do ano. Além dos benefícios que a temporada oferece, como momentos de lazer em ambientes abertos, como praias, clubes e parques aquáticos, até março do próximo ano, a população precisa redobrar os cuidados com a proteção solar e hidratação.

Médico do trabalho do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), Dr. Ronaldo Curvello Dalmaso.

O médico do trabalho do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), Dr. Ronaldo Curvello Dalmaso, alerta sobre os riscos que o período traz para a saúde dos brasileiros.

“Existe um aumento sensorial do período de claridade, o que disponibiliza mais tempo para esportes ao ar livre, lazer e socialização, porém, o calor também possui vários agravantes como a queda da pressão arterial por vasodilatação e desidratação, gerando um aumento da viscosidade sanguínea associada a medicações anti-hipertensivas, piora da enxaqueca devido a exposição à luz intensa e prolongada, hipotensão quando o indivíduo sai do ambiente com ar condicionado para o ambiente natural, crises de asma e bronquite por conta do ar seco, alterações renais por desidratação, entre outras patologias”.

Ainda que pareça inofensivo, o sol ainda pode oferecer riscos dermatológicos e piora nas ondas de calor sentidas em decorrência da menopausa. De qualquer maneira, é possível evitar todos os sintomas mencionados seguindo as recomendações médicas.

“É preciso ingerir muita água, sucos e frutas, além de utilizar, independente da etnia, protetor solar fator 50. Também orientamos que a população faça uso de chapéu, boné e óculos escuros, além de evitar bebidas alcoólicas e comidas gordurosas em excesso. Ressalto que o melhor horário para exposição ao sol é até às 10h e depois das 16h”, explica o médico.

Nessa época do ano, também é comum a proliferação de mosquitos e doenças como a dengue, zica e chikungunya. Por isso, é preciso adotar as medidas preventivas divulgadas pelo Ministério da Saúde.

Mantenha caixas, tonéis e barris de água tampados, não jogue lixo em terrenos baldios, se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo, encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda e se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.