Famílias do São Camilo são atendidas pelos serviços sociais e receberão auxílio moradia

As sete famílias que tiveram as casas interditadas pela Defesa Civil de Jundiaí no São Camilo, entre a noite de quinta-feira (16) até sexta-feira (17) – em decorrência do elevado volume de chuva que atingiu o local ocasionando o desmoronamento de uma residência -, estão sendo atendidas pela Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) com a oferta de auxílio moradia e pela Unidade de Gestão de Assistência Social (UGADS), com as demais necessidades identificadas como cobertores, alimentos e itens de higiene.

Jundiaí recebeu, em 72 horas, mais de 80 mm de chuva em toda a cidade, com pontos de maior acumulado, como a região do Santa Gertrudes com 130 mm, equivalente a um terço do acumulado no mês de dezembro, historicamente.

Às famílias foi oferecido abrigo, contudo, neste momento, optaram por casas de parentes. De acordo com o diretor do Departamento de Ação Social da Fumas, Edilson Chrispim, da Fumas, a vistoria e atendimento às residências foi iniciado logo pela manhã. “As famílias foram retiradas ainda durante a madrugada e agora, os técnicos realizam o cadastro dos responsáveis pelas residências para o recebimento do auxílio moradia, no valor de R$ 850 por mês, pelo tempo que se fizer necessário até a avaliação do local. Também está sendo feita a retirada de bens materiais pelas famílias. As equipes da Prefeitura farão o apoio no transporte dos itens”, detalha o diretor.

A vistoria da área está prevista para acontecer ainda no período da manhã, por técnicos do Instituto de Pesquisa e Tecnologia (IPT), juntamente com a equipe da Defesa Civil de Jundiaí, para a avaliação do risco de novos deslizamentos, bem como validação da possibilidade ou não da habitação do local. O trecho é parte de área em processo de reurbanização.

Outras áreas
Na Vila Palma, região da Ponte São João, as ruas José Linhares e dos Catetes, as equipes de limpeza da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) atuam para a limpeza da lama acumulada nas vias.
No Caxambu, uma família da Rua Atílio Scali teve a casa invadida por água do córrego que passa ao lado e também por esgoto. As equipes do município realizarão a desinfecção da casa, a limpeza dos bueiros e galeria, além do desassoreamento do córrego.

As equipes da Prefeitura permanecem atentas. A Defesa Civil de Jundiaí, em caso de necessidade, pode ser contatada pelos telefones 199 ou 4586-0666. O órgão orienta que, em caso de fortes chuvas, ventos e descargas elétricas, as pessoas evitem sair de casa e desliguem aparelhos das tomadas. Quem estiver no trânsito ou na rua deve procurar abrigo em locais seguros.

Todo munícipe pode cadastrar seu celular, gratuitamente, para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil via SMS. Os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí