Prefeitura convoca Sabesp e cobra ações de enfrentamento à crise hídrica

O prefeito Dr. Luiz Braz convocou, na manhã desta segunda-feira, 13, uma reunião com a concessionária Sabesp – responsável pelo abastecimento de água no sistema que atende Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista. A empresa anunciou um rodízio de água a partir de hoje nos dois municípios. O motivo é que o nível de captação necessário para atender o sistema está baixo. O nível necessário é de 500 L/s, e atualmente registra-se um nível em 250 L/s, o que representa 50% do que é necessário.

Durante o encontro, o Dr. Luiz cobrou mais clareza da concessionária sobre as medidas que serão adotadas. “Fomos pegos de surpresa com esse racionamento, bem como toda a população e agora estamos trabalhando fortemente para criar soluções para este problema.” Além disso, anunciou melhorias a curto e a longo prazo, como a construção de uma adutora que capta água da represa de  Mairiporã – o projeto já está pronto, aguardando licenciamento ambiental.

Outro projeto que foi colocado em pauta na reunião desta manhã foi uma reservação de água no Parque Internacional, antes da captação da SABESP no Rio Jundiaí. A área está sendo apresentada para licenciamento ambiental e a obra pode ser feita de forma emergencial. “Não vamos ficar parados. É preciso correr porque acreditamos que a chuva de verão vai chegar. Mas já vamos trabalhar para uma próxima estiagem, no ano que vem. A cidade já desperdiçou 8 anos, agora não vamos mais esperar o tempo passar”, diz Dr. Luiz.

Com a previsão de chuvas no decorrer desta semana, a situação vai melhorar. Segundo a concessionária, chuvas não muito intensas em dias consecutivos, amenizam o problema neste momento. Ainda há um trabalho emergencial da Prefeitura, através da Defesa Civil, em conjunto com a Sabesp, que está percorrendo chácaras e sítios a montante do Rio Jundiaí solicitando abertura de comportas de lagos, a fim de ampliar o volume de água possível de captação.

Com o racionamento 1×1 – ou seja, um dia com água e outro não, a Sabesp acredita que haverá maior organização da distribuição de água e controle operacional. O superintendente da SABESP Antônio Carlos Teixeira disse que algumas ações imediatas estão sendo feitas, como uma barragem no Rio Jundiaí, antes da ETE (Estação de tratamento de Esgoto) e mais 10l/s que chegam do DAE de Jundiaí, aumentando a capacidade do sistema. “Também estamos tentando a abertura de poços profundos para aumentar a oferta hídrica”.

Entenda como vai funcionar

De acordo com o gerente de divisão regional da SABESP, Marcelo Maioli, o sistema foi planejado para minimizar, na medida do possível, os impactos à população. O rodízio terá 2 blocos de bairros para revezamento no abastecimento. Assim, cada bloco ficará 1 dia sem água (24 horas) e 1 dia com água (24 horas). O retorno do abastecimento será a partir das 08h, com retomada gradativa.

Os gestores da SABESP comentaram que a situação do abastecimento parecia controlada até a última terça, dia 7. Em questão de dias, o sistema teve uma redução de 100 l/s, obrigando a empresa a fazer manobras que ocasionaram a falta d’água. “Pedimos desculpas à população, mas estamos trabalhando para melhorar as condições de reservação”, fala Teixeira. O atendimento na empresa pode ser feito pelo 195 ou no escritório local, não descartando a entrega de água por caminhão pipa em locais mais afetados.

Todas as ações emergenciais permanecerão ativas e serão diariamente avaliadas até que as condições dos mananciais melhorem e não ofereçam risco ao sistema de abastecimento de água dos municípios.

Economizar é preciso

A situação de hoje do sistema de abastecimento é preocupante. Por isso, é preciso que a população colabore com o rodízio, não armazenando maior quantidade de água do que é preciso para aquele dia. “É preciso uma mudança de hábitos, não apenas neste momento, para todos os dias”, diz o gestor ambiental Neive Noguero, lembrando que a população tem sido muito parceira neste sentido.

A colaboração de todos é muito importante neste momento.  A SABESP orienta medidas de economia como manter as torneiras fechadas ao escovar os dentes, não lavar o carro, não regue as plantas no sol forte, lave quintais e calçadas apenas com água da máquina de lavar, tome banhos mais curtos e cuide dos vazamentos na sua casa.

Cronograma de racionamento

BLOCO 1

Botujuru (Es. Faustino Bizetto), Jardim das Palmeiras, Jardim Campo Limpo, Jardim Guanciale, Jardim Maria, Jardim Palmira, Jardim Solange, Jardim Santa Lúcia, Jardim Vitória (parte Rua Francisco Silva Pinto), Lagoa Branca, Portal da Primavera, Vila Cardoso, Vila São Paulo, Vila Tavares, Vila Thomazina, Vista Alegre.

Jardim Guanciale, Jardim Santa Lúcia, Jardim Vera Regina, Jardim Vitória.

Centro (Rua Miguel Roberto Consentino, Avenida Alfried Krupp e Travessa São Francisco), Jardim América, Jardim Marsola, Jardim Paulista (parte), Jardim São Conrado, Jardim Santa Catarina, Lagoa Branca (parte), Vila Imape.

Jardim Amarílis, Jardim Corcovado, Jardim Marchetti, Jardim Monte Alegre, Jardim Paulista (parte), Jardim Santiago, Jardim São Domingos, Jardim Santa Branca, Núcleo Industrial, Sítio Feital, Vila Imape (Rua Barão de Jundiaí e parte Avenida Nove de Julho), Vila Olímpia.

Chácaras Campo Limpo, Chácaras Nova Essen, Figueira Branca, Gramados Santa Rita, Jardim Laura, Parque Niágara, Parque Yramaia, Recanto Campo Verde.

Ville Saint James I e II, Estância São Paulo.

Chácaras Novo Hamburgo, Gramados Santa Rita, Marajoara.

BLOCO 2

Botujuru (parte Estrada do Botujuru), Jardim Europa, Jardim Santo Antônio, Estrada da Bragantina.

Botujuru (parte), Jardim das Palmeiras (parte), Jardim Brasília (parte), Jardim Fritz (parte), Jardim Santa Paula, Jardim Santa Isabel (parte), Vila Botujuru, Vila Chacrinha (parte), Vila Constança (parte).

Botujuru (parte), Jardim Brasília (parte), Jardim Fritz (parte), Vila Chacrinha (parte).

Botujuru (parte), Outeiro das Paineiras (parte), Vila Botujuru (parte), Vila Firenze (parte), Vila Ipê (parte), Vila Marieta.

Parque Santana (parte), Vila Firenze, Vila Ipê (parte).

Parque Santana (parte), Outeiro das Paineiras (parte).

Altos de Campo Limpo, CDHU “D”, Jardim Europa (parte), Jardim Santa Isabel (parte), Jardim Santa Maria, Jardim Santo Antônio (parte), Parque Internacional, Parque Residencial Califórnia, Vila da Conquista, Vila São José.

Colina do Pontal, Parque Loja da China, Vila Constança, Vila Tito.

Fonte/ Foto: Prefeitura de Campo Limpo Paulista