Composteira da EMEB Owen Zilio envolve a participação dos pais e da comunidade

Os restos de hortaliças, legumes e frutas têm um destino diferente na casa da família do estudante Tom Atique de Toledo, 4 anos, e dos amigos da EMEB Professor Owen Zilio. Ao invés dos resíduos serem destinados para a coleta de lixo comum, eles vão para a composteira que aduba a horta da escola. A iniciativa, que ganhou força em 2019, hoje conta com a participação não somente dos alunos e equipe escolar, como também das famílias, comunidade e empresas parceiras.

O projeto da escola foi um grande atrativo para que a bióloga Joice Panzarin Savietto e o marido escolhessem a Owen Zilio para matricular o filho Tom. “ Vamos ensinando para o Tom que tudo o que consumimos, de origem vegetal, pode voltar para a horta e o que ele colher, um dia vai voltar para a casa de novo. Mostramos para ele que fecha um ciclo, é todo um aprendizado”

A ação envolve toda a família de Tom. “Pegamos dois baldinhos para trazer os resíduos, um fica em casa e outro na casa dos meus pais, pois eles fazem bastante consumo de alimentos que podem ser destinados para a composteira. Nós gostamos demais desse projeto. Eu adoro quando o Tom chega em casa sujo porque mexeu na horta. Sinal de que o dia foi bom na escola é quando ele chega super sujo”, declarou Joice.

A composteira está presente  na EMEB Owen Zilio há alguns anos. Em 2019, o projeto ganhou reforço com o início de parceria com a doação de material por diversas empresas da cidade e inclusive a cessão de uso do terreno onde hoje está a horta. “Temos parceria com arquiteta, paisagista, empresa para a construção de cisterna, cercamento do terreno, além dos pais e pessoas da comunidade. A composteira e a horta contam com uma junção de forças para ser possível”, comentou a coordenadora da escola, Maria Claudia Siqueira.

O envolvimento das crianças educadores são fundamentais para o sucesso do projeto e estão em consonância com as atividades preconizadas pela Escola Inovadora, que promovem o desemparedamento e a aprendizagem em todos os espaços e com a participação de toda equipe escolar.  “A Carmen, uma das nossas cozinheiras, é uma das grandes responsáveis para que a horta e composteira aconteçam. Ela está sempre com as crianças e junto com a expertise de uma empresa especializada em compostagem, ampliamos e transformamos nesse projeto lindo”, explica Maria Claudia.

Os estudantes participam de todos os processos, mexem na terra, exploram pesquisam e experimentam. “Uma das turmas plantou cenoura, mas não deu certo. Isso foi importante para que as crianças pudessem aprender a lidar com a frustração e de que nem sempre dá certo. Depois eles foram pesquisar para entender o que aconteceu”, contou a coordenadora.

A participação das crianças ainda resulta em melhoria na alimentação dos estudantes. “Tom era um bebê que comia super bem, durante um período ele começou a ficar seletivo, busquei ajuda profissional, mas o que ele traz da horta, ele come. Ele fica orgulhoso porque, literalmente, é fruto do trabalho dele que está sendo colhido. A horta ensina a ter paciência, a plantar, esperar crescer e colher. Ele se sente mais motivado a experimentar e a compartilhar com os amigos”, afirma Joice.

Horta conta com parceria das famílias, comunidade e empresas

Fonte: Prefeitura de Jundiaí
Fotos: Fotógrafos PMJ