Os alunos da EMEB Joaquim Candelário de Freitas realizaram uma visita especial na nova e maior unidade da Escola Inovadora de Jundiaí, os 5º anos A e B vivenciaram momentos únicos com brilhos nos olhos ao conhecer todos os espaços do local e ao plantar árvores pelo entorno da escola. A ação foi acompanhada pela gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Os pequenos dos 5° anos não conseguirão estudar na escola municipal ano que vem, mas nunca a esquecerão após esse dia especial preparado para eles. Estavam todos gratos pela oportunidade de conhecer as salas de aula, quadra, biblioteca, auditório, horta escolar e todos os diferentes espaços que estão sendo finalizados. “Estou gostando muito da escola e estava ansioso para conhecer, ficava olhando ela todos os dias pela janela da minha casa”, contou emocionado o aluno Murilo Baggini Lopes da Silva, 10 anos.
Os pequenos deixaram uma marca especial na nova Candelário ao colocarem a mão na massa para realizar o plantio de árvores, em contato com a terra. “Eu nunca tinha plantado e não sabia como era o processo. Agora aprendi e ajudei, com os meus amigos, a colocar a muda no espaço certo e a colocar terra em volta”, conta Maria Eduarda Sella Damaceno, 11 anos.
A participação dos pequenos no processo de construção da escola é de grande importância e arborizar os espaços em volta dela também, deixando assim, a natureza sempre próxima e presente na vida deles. “Para as crianças foi uma experiência única, eles até nomearam a árvore. Olha só como o amor, o carinho e o cuidado com as áreas verdes crescem neles. Com certeza levarão esses momentos para a vida, estamos gratos de conhecer essa linda escola sendo finalizada”, contou a professora Sandra Regina Furlan.
Os três eixos do programa Escola Inovadora estão presentes na EMEB Candelário: ambiência escolar, qualidade de ensino e formação de educadores, e a gestora comenta sobre a importância dos pequenos visitarem o local. “Ao iniciar o ano letivo em 2022 eles já estarão em outra escola, mas nós preparamos com muito carinho atividades importantes e especiais que eles nunca esquecerão. Nós esperamos marcar a vida deles porque eles marcaram a nossa, nos ajudaram a projetar o espaço que hoje está como eles sonharam”, finalizou Vastí.