Na segunda-feira (29), por exemplo, a equipe da UVZ percorreu o Jardim São Vicente. Já na terça-feira (30), a vistoria busca ativa foi desenvolvida no Jardim Europa e, nesta quarta-feira (31), a ação ocorreu no Jardim Primavera.
A coordenadora da Unidade de Vigilância, Gilmara Breda, explicou que o combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da Dengue e também de Zika e Chikungunya – é extremamente importante. “A atuação foi intensificada na cidade para identificar focos do mosquito Aedes aegypti, além de realizar coleta, análise e controle”, detalha.
Como parte da vistoria busca ativa, a equipe da UVZ, com a devida permissão do proprietário, entra na área externa da residência e verifica plantas, vasos, ralos e calhas. “Além disso, passa todas as orientações e entrega informativos sobre o combate à Dengue”, explica Gilmara Breda.
Essa mesma vistoria também acontece em terrenos baldios. “Porém, quando há terrenos com mato alto, a Vigilância entra em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, que, neste caso, notifica o proprietário”, comenta.
Confira orientações preventivas de combate à Dengue:
– não deixe pneus ao ar livre, para evitar o acúmulo de água;
– higienize sempre os recipientes de comida e água de animais de estimação;
– mantenha calhas limpas;
– preencha vasos de flores com areia;
– tampe caixas d’água, tonéis e barris;
– limpe ralos;
– deixe garrafas viradas com a boca para baixo;
– não deixe acumular água nas áreas de serviço ou quintal
Serviço – Para mais informações, entre em contato com a Unidade de Vigilância de Zoonoses de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo telefone (11) 4591-8527 ou diretamente com a Ouvidoria Municipal pelo telefone 156.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Itupeva