Prefeito de Campinas adota fase vermelha a partir desta terça (23)

O prefeito de Campinas (SP), Dário Saadi (Republicanos), anunciou, durante coletiva nesta segunda-feira (22), que irá adotar na cidade regras da fase vermelha das 21h até às 5h, a partir desta terça-feira (23).

No caso dos bares, a restrição tem início às 20h. A medida ocorre pela pressão de aumento de casos, internações e mortes por Covid-19.

Com o decreto, previsto para ser publicado no Diário Oficial do Município nesta terça, ficam suspensas as regras da fase amarela até o dia 1º de março. Mesmo classificadas entre as atividades essenciais, as igrejas poderão funcionar somente até 21h.

No caso dos restaurantes e bares, também fica suspensa a carência de funcionamento após o horário de fechamento. Com a adoção das regras da fase vermelha, os estabelecimentos devem encerrar as atividades nos horários determinados.

“A prefeitura não é contra nenhum setor, não é contra a economia. Essa é uma decisão de consenso de todo corpo técnico. A cidade chega numa lotação de leitos de UTI preocupante e não queremos deixar ninguém na fila. Não queremos que a rede pública entre em colapso. É uma medida amarga, mas necessária para salvar vidas”, defendeu Dário.

De acordo com a prefeitura, a nova regra também impede atividades presenciais escolares entre 21h e 5h. Entretanto, isso não afeta o retorno das aulas presenciais da rede municipal, prevista para a próxima segunda (1º).

Com informações do G1/Campinas