CPTM recebe proposta da prefeitura de integração entre expresso turístico e Complexo Fepasa

 

O vice-prefeito, Gustavo Martinelli, e o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, apresentaram ao presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Pedro Moro, uma proposta de integração para que o desembarque do expresso turístico que vem da capital até Jundiaí passe a ser no Complexo Fepasa, em vez da estação ferroviária. A proposta, apresentada na tarde desta segunda-feira (22), visa integrar o espaço ao fluxo turístico no Município, e depende, por parte do órgão estadual, da inspeção e eventuais adequações nos cerca de dois quilômetros de linha férrea que conectam a estação ao Complexo.

A proposta faz parte de um planejamento articulado pela UGC com a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Também participaram do encontro, realizado na sede da CPTM em São Paulo, o secretário Executivo da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, e o Diretor do Departamento de Gestão do Complexo Fepasa da UGC, William Paixão.

Peroni apresentou o histórico de ocupação do Complexo pela UGC e sua nova vocação enquanto espaço destinado à Cultura e Economia Criativa. “A proposta de reorganização do Complexo Fepasa pela Prefeitura visa devolvê-lo ao uso da cidade, de modo conectado ao Centro Histórico. Além de um Plano Diretor para seu uso aprovado pelos órgãos de proteção, entre outros recursos destinados e prospectados, temos R$ 400 mil aprovados pelo MIT – Municípios de Interesse Turístico, que pretendemos investir em plataforma de desembarque na ala histórica do Complexo, se a CPTM tiver interesse em estender o percurso do expresso”.

Pedro Moro ressaltou o interesse pela proposta. “A Companhia precisa agora avaliar as questões técnicas e operacionais, uma vez que não identifico impeditivos conceituais. Como a locomotiva é movida à diesel, não seriam necessárias adequações elétricas no trecho, mas precisamos inspecioná-lo e verificar como integrá-lo ao nosso painel de controles, que monitora todas as locomotivas. Faremos uma vistoria técnica para, em seguida, podermos retomar as tratativas”.

Martinelli fez um balanço positivo do encontro. “O Complexo Fepasa possui um valor muito importante para Jundiaí, por conta do desenvolvimento trazido pela ferrovia. Tanto a proposta quanto os estágios para sua execução já impressionam, além do impacto positivo na geração de emprego e renda, por meio do fomento ao turismo, à gastronomia, ao artesanato e à venda de produtos típicos da cidade. Ficamos na expectativa pela vistoria que será realizada pela CPTM para os próximos andamentos”.

O Complexo Fepasa é o único patrimônio material do Município com tombamento em nível nacional, registrado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).