As datas comemorativas são estratégicas na hora de fazer campanha de vendas lucrativas, aproveitando o “timing” do mercado. O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é mais uma oportunidade para comerciantes aumentarem as vendas e conquistar clientes.
Para Edison Maltoni, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio), os empresários podem preparar algumas ações para ter bons resultados no estabelecimento comercial.
“O planejamento é essencial, por isso, antes de fazer qualquer campanha ou ação promocional, é preciso fazer toda a gestão do estoque, para ter controle sobre as peças que possui e ter certeza que conseguirá suprir a demanda do mercado para a data”, orienta.
A partir daí, é possível adotar estratégias diferenciadas de venda. “Uma delas é focar na mulher que deseja se presentear, utilizando o gancho de que “você merece um presente”. A segunda abordagem é pensando em quem irá presentear essa mulher”, pontua.
Na prática
As vitrines devem ser atrair a atenção dos consumidores com produtos femininos mais vendidos para despertar o desejo de compra. “Monte kits como sugestão de presentes e para facilitar a escolha do comprador. Também é válido investir em promoções porque elas atraem o consumidor e facilitam a venda, mesmo que seja para uma lembrancinha”, observa.
Para aumentar o valor do tíquete médio, uma sugestão é oferecer cartões e embalagens de presentes. “E o mais importante: faça uma boa divulgação de sua campanha ou ação para atrair a atenção do consumidor com antecedência. Não deixe para última hora.”