Treinamento contra acidentes químicos mobiliza equipes de socorro em Várzea Paulista

Na noite da última quarta-feira (17), a Avenida Bertioga ficou bem movimentada. Quem passou pelo local pode ter ficado impressionado com a ação, que envolveu aproximadamente 40 pessoas e um enorme caminhão, mas tudo era um simulado de acidente químico, uma parceria entre a Prefeitura de Várzea Paulista e a Escola Rescue Brasil Treinamento. A ação envolveu um caminhão com produtos químicos e um veículo com três ocupantes, simulando o vazamento de produtos, que ocasionaram queimaduras de grandes proporções nos envolvidos.

Segundo Éder Vando da Silva, Bombeiro Civil e diretor técnico da Rescue Brasil, a parceria com a Prefeitura é sempre muito positiva. “Nestes simulados permitimos aos nossos alunos o envolvimento com uma situação ‘real’ e ao mesmo tempo, a interação com órgãos públicos, o que por sua vez será fundamental sempre em qualquer emergência”, explica. “E para o setor público é sempre muito válido, pois os cenários que preparamos servem para que as equipes envolvidas possam treinar e interagir”, ressalta.

Sandro Talaverna, coordenador do Serviço de Atendimento de Ambulâncias de Urgência de Várzea Paulista, destacou que a simulação contou com os primeiros atendimentos no local pelos alunos da escola de bombeiros e depois pelas equipes do SAU, que encaminharam os ‘pacientes’ para a UPA, onde foi finalizado o atendimento. “A importância desse tipo de simulado é o treinamento e entrosamento entre todos os serviços envolvidos e a capacitação da equipe do SAU e UPA para atender acidente químico”, fala.

Participaram do simulado a Escola Rescue Brasil Treinamento, alunos do curso de Bombeiro Profissional Civil, Defesa Civil de Várzea Paulista, SAU – Serviço de Atendimento de Ambulâncias de Urgência, UPA – Unidade de Pronto Atendimento, GBCV – Grupamento de Bombeiros Voluntários de Várzea Paulista, Unidade Gestora de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal, Unidade Gestora de Trânsito, empresa de Tranportes Transkompa Várzea Paulista e o grupo de fotógrafos – Ensaios Fotográficos de Jundiaí.

Acidente simulado

Escola Rescue Brasil Treinamento está localizada em Várzea Paulista, existe há 10 anos e desde 2014 possui o curso de Bombeiro Profissional Civil. A ação realizada na quarta-feira (17), foi o terceiro simulado integrado organizado pela escola.

O Bombeiro Civil Éder Vando conta que em 2018, a escola iniciou a parceria com o setor público. “Naquele ano realizamos nosso primeiro simulado integrado. Em 2019, expandimos para a cidade de Campo Limpo Paulista, onde fizemos a integração dos serviços de ambulância entre os dois municípios. E agora em 2021, desenvolvemos este novo simulado, com enfoque em emergência química”, detalha. “Nos dois primeiros anos, nos quais o simulado teve enfoque em primeiros socorros e protocolos, a escola desenvolveu seu papel social, no qual, forneceu aos envolvidos treinamentos de atualização nos protocolos de primeiros socorros”, ressalta Silva.

ImagensMarcia Soares Fotografia e Pedro Daniel Fotografias