Temporal que atingiu região do Caxambu destruiu plantações de uvas

A tempestade que atingiu a região do Caxambu, em Jundiaí, por volta das 16 horas desta segunda-feira (21), causou sérios prejuízos aos agricultores, principalmente para os que possuem plantação de uva nos bairros da Toca, Mato Dentro, Roseira e Ivoturucaia.

A chuva veio acompanhada de muito granizo e de vento forte. Segundo a Defesa Civil o índice pluviométrico na Roseira nas últimas 24 horas foi de 51 mm de chuva.

Plantação de uva destruída pelo granizo. (Foto: Divulgação)

 

A RS NOTÍCIAS apurou que o Sítio Fontebasso, um dos maiores produtores de uva niagara, teve 50% da produção destruída pelas pedras de gelo e o vento forte. “Toda a poda mais nova foi perdida, o que corresponde há 10 mil pés de uvas. O prejuízo é enorme e agora vamos acionar a seguradora para avaliar o que perdemos” – contou o agricultor Rodinei Fontebasso.

No sítio também é produzido o caqui e todos os pés foram destruídos, um prejuízo de quase 25 mil reais. “O pior é que o caqui não tem seguro e vamos arcar com a perda” – complementou Fontebasso.

A reportagem da RS NOTÍCIAS recebeu a informação de que outros agricultores também tivera a produção danificada e o comércio da fruta poderá ser comprometido.

Colaboração/fotos: Mary Bueno