A Black Friday, dia de promoções no comércio eletrônico e no varejo físico, será na próxima sexta-feira (27) e é considerada uma das principais datas do comércio. Para impulsionar as vendas, o Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) informa que os lojistas poderão aderir ao horário especial de atendimento entre os dias 23 e 28 de novembro.
O horário especial está garantido pela cláusula 48 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), válido pela Semana do Consumidor, que autoriza o funcionamento das 9 até as 22h de segunda a sexta-feira e das 8h30 até as 18h, aos sábados. Para Edison Maltoni, presidente do Sincomercio e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL), a Black Friday 2020 acontece em um cenário adverso, onde o consumidor está atento às promoções para garantir as compras de final de ano.
“A extensão do horário é optativa, mas parte dos comerciantes demonstraram interesse porque estão com boas expectativas de vendas já que o consumidor conta com as promoções da campanha para fazer suas compras de final de ano. Outra vantagem é a proximidade com o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário”, avalia.
Expectativa
Maltoni avalia que o planejamento do negócio faz toda a diferença para o sucesso da Black Friday e que as promoções devem ser atrativas para os clientes. “Os descontos podem vir acompanhados de brindes nas embalagens, cartões de fidelidade e outras ações que atraiam o consumidor – por exemplo, “compre 2, leve 3”. Utilize promoções-relâmpago em seus canais digitais”, orienta.
A intenção de compra na Black Friday 2020 cresceu 24% em relação a 2019, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com a Offer Wise Soluções em Pesquisa. O levantamento apontou que 61% dos entrevistados de 27 capitais brasileiras afirmam que pretendem fazer compras na Black Friday esse ano. Roupas, calçados e smartphones serão os produtos mais procurados. Para 84%, compras na data em 2019 valeram a pena.
Quanto a forma de pagamento, 82% dos entrevistados pagarão as compras da Black Friday à vista, principalmente em dinheiro (45%) e no cartão de débito (34%). Por outro lado, 47% devem parcelar suas compras, principalmente no cartão de crédito (41%).
Na opinião de Maltoni, o consumidor está cada vez mais habituado à Black Friday e sabe que pesquisar os preços continua sendo fundamental para garantir boas compras. “O comércio sabe que uma boa experiência de compra é indispensável para manter o consumidor fiel. Nesse momento, em que as vendas online crescem a cada dia, a reputação das lojas é fator primordial. Por isso é preciso planejar as ações durante a campanha”, analisa.
Fonte: Assessoria de Imprensa CDL e Sincomercio Jundiaí