A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) lançou nesta sexta-feira (15) o edital emergencial “Ó Lá de casa!” para contratação de artistas. Os interessados devem residir no Município e se inscrever até a segunda-feira (25) por meio de formulários online no site da Cultura. O objetivo do edital é a formatação de transmissões ao vivo de programas culturais, com as propostas inéditas em vídeo e outros arquivos digitais inscritos, para exibição durante o período de isolamento social resultante do combate à pandemia de Covid-19.
O gestor da UGC, Marcelo Peroni, explica que esta é mais uma iniciativa do programa Jundiaí Empreendedora e visa ao estímulo da produção artística no Município. “Esta é uma ação de extrema importância para os profissionais criativos do Município que estão sentindo os reflexos negativos da pandemia. Por meio do nosso diálogo constante com a classe artística, entendemos que esta era uma demanda, apresentada por eles e pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), que contribuiu para a elaboração deste edital. Assim, além de garantir o financiamento da produção criativa no Município, geramos ainda mais acesso à população a conteúdos artísticos de qualidade durante o isolamento social”.
Os interessados podem se inscrever enquanto individuais, coletivos ou grupos, com cachê de contratação de R$ 500 por artista, que deve ser pessoa jurídica ou microempreendedor individual. No formulário online, deverão preencher dados gerais e currículo, e anexar arquivos, como projeto artístico e portfólio.
Quanto à proposta artística apresentada, os interessados poderão enviar seus trabalhos inéditos conforme grupo estabelecido em edital.
A fim de estabelecer um canal de comunicação com os artistas que tiverem dúvidas a respeito do edital, a Cultura disponibiliza também um formulário online para atendimento.
Mais detalhes sobre o edital de chamamento público UGC nº 01/2020 podem ser obtidos ainda no site da Cultura ou na edição 4738 da Imprensa Oficial do Município de 15 de maio de 2020, publicado nas páginas 49 e 51.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ