As cidades da região de Jundiaí (SP) estão se equipando para receber em seus hospitais pacientes com o coronavírus. Jundiaí, que será a principal referência no atendimento, está abrindo novos leitos e em Itupeva (SP) um hospital de campanha está sendo instalado.
Inicialmente, Jundiaí tinha 16 leitos para tratar pacientes da Covid-19, mas diante dos prognósticos de crescimento dos casos a cidade, já ampliou sua capacidade para 91 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensiva) e 120 leitos de enfermaria, totalizando 211 leitos para pessoas atingidas pelo coronavírus.
“Nós estamos preparando Jundiaí para que tenha capacidade de atendimento de até 5% da população regional contaminada pela Covid-19”, afirma Tiago Texera, gestor da Saúde do município. Os hospitais São Vicente e Regional serão as referências para o atendimento das cidades da região.
Hospital de campanha
Em Itupeva, um prédio que fica ao lado do ginásio municipal está sendo preparado para ser um hospital de campanha focado no atendimento de pacientes da Covid-19. Quando toda a estrutura estiver pronta, profissionais da saúde serão contratados para trabalhar no local.
A porta de entrada para os pacientes da cidade continuará sendo as UBSs, que encaminharão para o hospital de campanha apenas pessoas com sintomas mais graves da Covid-19.
O prefeito da cidade, Marcão Marchi, afirma que o município irá comprar novos respiradores. Atualmente, a cidade possui apenas sete equipamentos.
Hospitais se preparam para receber pacientes com coronavírus em Jundiaí e região — Foto: Reprodução/TV TEM
Fonte: G1