O corpo de um homem foi encontrado no bairro Bananal, em Cabreúva (SP), nesta quarta-feira (12). Ainda não se sabe se a morte foi causada pela enchente que atingiu a cidade.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima foi localizada dentro de uma casa. O Bananal foi um dos bairros mais atingidos pelo temporal dos últimos dias.
A Defesa Civil informou que, na terça-feira (11), agentes foram até a casa do homem, de 53 anos, mas ele não quis sair do local.
Nesta quarta, o helicóptero Águia da Polícia Militar transportou o corpo até o Instituto Médico Legal (IML). As causas da morte ainda serão investigadas.
A Defesa Civil disse também que a Estrada dos Romeiros, que dá acesso ao bairro Bananal, já está liberada. Equipes estão no local para remover o lixo do Rio Tietê e as árvores que ficaram na pista. Não há mais pontos de alagamento na cidade.
Estragos da chuva
Com a forte chuva que atingiu Cabreúva no domingo (9) e na segunda-feira (10), os moradores do bairro Bananal ficaram ilhados.
Segundo o último boletim da Defesa Civil, choveu cerca de 236 milímetros na cidade em 24 horas. No mês de janeiro inteiro choveu 137 milímetros. Na segunda-feira, a água do Rio Tietê invadiu a cidade. Vários pontos ficaram alagados e muitas pessoas ficaram ilhadas. A água do Córrego Ribeiro também transbordou.
De acordo com a Defesa Civil, foi necessário acionar o Helicóptero Águia para resgatar dois pacientes que precisavam de atendimento médico.
Na Estrada dos Romeiros, um guincho, que estava carregando um carro, ficou ilhado. As pessoas ficaram ilhadas por cerca de 15 horas e foi necessário uma moto aquática para fazer o resgate.
A água do rio chegou a um metro em algumas casas. Por isso, o Fundo Social está precisando de doações de alimentos, produtos de higiene e roupas. O endereço é Rua Paraíba, 703, no Bairro do Jacaré. A Defesa Civil informou que também vai oferecer produtos de limpeza para os moradores.
As aulas na escola municipal que fica no bairro foram suspensas até sexta-feira (14) e o local também vai servir de abrigo.
‘É muita destruição’
Agora que a água do rio já baixou, as casas estão cobertas de lama. Muitos moradores perderam tudo. Uma das residências mais atingidas foi a do aposentado Aristides Martins.
“Não tenho nem como recomeçar, estou arrasado. É muita destruição. A gente salvou o que pôde salvar enquanto a água estava vindo, mas a maior parte ficou perdida. Agora vai ter que limpar e não é pouco, vai levar tempo”, lamenta.
Casa de aposentado foi uma das mais atingidas por enchente no bairro Bananal em Cabreúva (SP) — Foto: Fernanda Elnour/TV TEM
Fonte: G1
Essa casa que falam que foi mais atingida em Cabreúva ñ é verdade
A do meu pai chegou a 2.20 metros e ninguém se preocupou com ele tivemos que correr atrás dele igual doida. Ele foi o último resgatado pela equipe aguia onde já se encontrava o Sr. Claudemir morto porque a água subiu tanto que ele ñ conseguiu sair da casa graças a Deus meu pai está vivo
E a prefeitura não está ajudando nada ajudou com alimentos e as pessoas ia cozinhar onde se ñ tinha mais fogão ia dormir onde com a casa cheia de lama e a prefeitura falando q ñ podia fazer nada para ajudar. Um descaso