Alunos da rede municipal de Jundiaí começam a aprender italiano

Alunos de 19 escolas municipais de Jundiaí começaram, no retorno às aulas este mês, a aprender a língua italiana. A primeira etapa do projeto, viabilizado graças a uma parceria com o Consulado Italiano de São Paulo, contemplará cerca de 1 mil alunos. A iniciativa integra o programa Escola Inovadora, criado nesta gestão para fortalecer o ensino municipal com investimentos em três pilares: melhoria da ambiência das escolas, capacitação dos professores e ensino inovador.

Um estudo realizado pela organização de linguística SIL International, com sede nos Estados Unidos, revelou que o italiano se tornou em 2018 o quarto idioma mais estudado no mundo, ultrapassando o francês. A língua do “país da bota” aparece atrás apenas do inglês, do espanhol e do mandarim. “Só em Jundiaí temos 14 empresas de matriz italiana e, no estado inteiro são centenas. Por isso, quem optar por continuar os estudos do idioma terá um bom mercado de trabalho pela frente”, acrescentou Luiz Fernando.O prefeito Luiz Fernando Machado destacou a importância do projeto. “Além de aprender um terceiro idioma, os estudantes conhecerão parte fundamental da história de Jundiaí, que foi colonizada por italianos. Com o mercado cada vez mais competitivo, incentivar o aprendizado de idiomas é uma forma também de preparar as nossas crianças para encarar os desafios do futuro”, afirmou. Além do italiano e, claro, do português, os estudantes jundiaienses têm aulas de inglês a partir dos quatro anos de idade.

Empolgação
Na Emeb Úrsula Gherello Irmã, as aulas apenas começaram e já são um sucesso. “É incrível o envolvimento das crianças desde o início. Elas trouxeram de casa vários produtos típicos da Itália e montamos uma exposição, usam a tecnologia para fazer pesquisas e já aprenderam a cantar algumas músicas”, disse a professora Ana Carolina Caldo. “O livro que conta a história da imigração italiana em Jundiaí é um dos preferidos deles”, completou.

Aluna do 5º ano, Nicolly Geovana Almeida Silva disse estar empolgada com a possibilidade de conhecer uma nova língua. “Já percebemos que algumas palavras são parecidas com o português e também com o inglês e isso é muito interessante. Gostei também que as aulas têm atividades em grupo e a gente pode aprender juntos”, disse. Sua colega Luise Victoria gostou de aprender sobre os hábitos culinários. “É legal saber as comidas preferidas de outros países”, comentou.

A gestora de Educação, Vasti Ferrari Marques, falou justamente sobre os pontos positivos de as crianças podem estabelecerem essa relação entre os idiomas. “O aprendizado é mais completo e aprofundado na medida em que eles entendem melhor o significado das palavras e suas origens. O trabalho interdisciplinar também é fundamental e, por isso, temáticas de outras disciplinas serão abordadas durante as aulas italiano”, ressaltou.