Brasil reconhece “ameaça” na Venezuela para agilizar pedidos de refúgio

O Brasil passou a reconhecer a Venezuela como um país em situação de “grave e generalizada ameaça aos direitos humanos”, informou nesta quarta-feira (19) o coordenador do Comitê Nacional dos Refugiados (Conare), Bernardo Laferté.

A medida, adotada na semana passada, pretende agilizar a análise dos pedidos de refúgio de venezuelanos no Brasil – foram mais de 60 mil apenas em 2018, segundo dados divulgados pela ONU.

Além da Venezuela, a Síria também está nessa classificação. Laferté explica que a medida tira o critério subjetivo da análise dos requerimentos.

“Antes, ele tinha de provar. Hoje, a gente pode reconhecer (o status de refugiado) com base na situação venezuelana”, afirmou.

Imagem mostra blindado atropelando manifestantes em Caracas — Foto: ReproduçãoImagem mostra blindado atropelando manifestantes em Caracas — Foto: Reprodução

Imagem mostra blindado atropelando manifestantes em Caracas — Foto: Reprodução

“Tanques passaram por cima de civis em um dos protestos”, mencionou Laferté como uma das razões para a decisão.

Pedidos de refúgio no Brasil

O Brasil recebeu cerca de 80 mil novos pedidos de refúgio em 2018 – mais que o dobro dos 33,8 mil requerimentos de 2017. Desses, aproximadamente 61 mil foram feitos por venezuelanos. O aumento colocou o país como o sexto que mais recebeu solicitações do tipo no último ano.

De acordo com levantamento do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur), há 70,8 milhões de pessoas deslocadas pelo mundo por motivo de guerra. Considerando apenas as pessoas em situação de refúgio – ou seja, que obtiveram a confirmação do status em outro país – são cerca de 25,9 milhões em todo o planeta.

Mais de 70 milhões de pessoas deslocadas pelo mundo em 2018
Refugiados: 25,9
Solicitaram refúgio, mas não obtiveram resposta: 3,5

Deslocados internamente, dentro do mesmo país (em milhões): 41,3
Fonte: Acnur