O mês de julho começou com um bom motivo para olhar para o céu: quem encarou o frio pode observar um eclipse penumbral da Lua logo nas primeiras horas deste domingo (5).
Um eclipse penumbral ocorre quando a Lua passa pela parte externa da sombra da Terra (penumbra), projetada pelo Sol. É um evento bastante sutil: a Lua fica menos brilhante neste período, mas não tem um “pedaço inteiro” ocultado como em um eclipse umbral, quando a sombra da Terra é projetada diretamente sobre nosso satélite.
A imagem que abre este artigo mostra que a parte superior da Lua está menos iluminada do que a inferior. Além disso, o eclipse foi parcial: no máximo 35% da superfície lunar ficou coberta pela sombra do nosso planeta. Ou seja, observar o fenômeno sempre requer atenção.
O eclipse ocorreu entre as 00h08 e 02h53, mas seu ponto máximo foi por volta das 01h31.
Para saber mais, visite a página do eclipse no site In the Sky, clique no botão Change Location no lado direito, digite o nome de sua cidade (ou da grande cidade mais próxima) e clique em Set Location. Acesse novamente a página do eclipse e ela deve estar atualizada com as informações de sua região.
Fonte: Olhar Digital