Jundiaí registra a 4ª morte por Covid-19

A Prefeitura de Jundiaí informa que, nesta quinta-feira (16), foi constatado o quarto óbito em decorrência do Novo Coronavírus. O registro ocorreu no último dia 12, ainda em situação de óbito suspeito, recebendo a confirmação nesta data. Trata-se de um homem de 76 anos, que apresentava comorbidades, como cardiopata e estava internado desde o dia 23 de março em hospital público.

A cidade registra, ao todo, 50 casos positivos para COVID-19, entre aqueles que aguardam em casa, internados em Jundiaí e em outros municípios o óbitos. Desde o início da pandemia, a cidade contabiliza 11 pessoas recuperadas da doença.

A cidade contabiliza 142 casos suspeitos no aguardo de resultado em casa. Em internações, Jundiaí registra 31 pessoas entre hospitais públicos e privados com diagnóstico prévio de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), no aguardo de resultados pelo Instituto Adolfo Lutz ou pela AFIP (laboratório que passa a realizar os exames pela rede pública de Jundiaí). No total de leitos ocupados em Jundiaí, entre públicos e privados, são 44 pessoas com COVID-19 e SRAG.

Há 18 óbitos por SRAG – todos com histórico de comorbidades como diabetes, doença cardiovascular, doença pulmonar obesidade – que aguardam laudos do Instituto Adolfo Lutz. Desde o início da apuração, 8 óbitos foram descartados para COVID-19.

Familiares dos casos suspeitos identificados estão devidamente orientados pelas equipes de Saúde com relação às medidas preventivas para evitar contágio, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal.

A cidade ainda registra 22 internações de pessoas de outras cidades nos leitos dos hospitais da cidade com suspeita de SRAG.

O Prefeito Luiz Fernando Machado decretou estado de Calamidade Pública para a cidade, (decreto 28.926, 24 de março de 2020) na Imprensa Oficial do Município, ampliando a restrição de fluxos, suspendendo cobranças e determinando a suspensão de atividades de setores não essenciais, com o objetivo de reduzir a disseminação do vírus entre a população.

PREVENÇÃO
Desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Jundiaí desenvolve o Plano de Ação contra o Novo Coronavírus, com treinamento dos profissionais – tanto do setor público quanto privado -, orientação ao público por canais de comunicação, bem como a atuação em vigilância preventiva nos equipamentos de Saúde, públicos e particulares.
Todas as medidas tomadas pelo município seguem os protocolos do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Jundiaí também disponibiliza em seu site oficial o Boletim Epidemiológico – Novo Coronavírus com informações atualizadas sobre a situação da cidade.