Jundiaí, que estava em ‘Estado de Atenção’, devido ao Coronavírus, entrará em ‘Estado de Emergência’. O decreto será publicado e terá imediata vigência nesta sexta (20), na Imprensa Oficial do Município. O novo status determina, entre outras ações, que todas as condutas técnicas permanecem sob o comando do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) e a restrição de funcionamento de estabelecimentos comerciais apenas para os serviços essenciais.
Segundo o prefeito Luiz Fernando Machado, as medidas são necessárias e buscam a preservação da população . “Já foram discutidos avanços nos protocolos de atendimento de forma a oferecer o melhor serviço à população e agir de forma a combater o avanço da doença. Agora, com o decreto de Estado de Emergência a restrição é maior, com a suspensão de serviços públicos e de atividades comerciais. É uma medida dura, mas necessária para evitar que tenhamos uma ampliação desenfreada da doença. Neste momento, o isolamento social é a medida que salvará vidas”, detalha.
Entre os principais pontos elencados no documento, que será publicado na Imprensa Oficial de Jundiaí, nesta sexta-feira (20) estão:
- Fechamento de todos os equipamentos públicos (parques, teatros, bibliotecas, museus etc);
- As aulas na rede pública de ensino permanecem suspensas por tempo indeterminado;
- Suspensão do atendimento presencial no Paço Municipal e demais órgãos da administração direta e indireta;
- Manutenção integral dos serviços essenciais – Saúde, segurança, limpeza pública – e dos serviços públicos por meios eletrônicos;
- Aquisição de mais insumos de Equipamentos de Proteção Individual (EPI);
- Estará vedada a expedição de alvarás de autorização para todo e qualquer evento;
- Fechamento de estabelecimentos comerciais, clubes recreativos e casas noturnas, exceto Farmácias; Hipermercados, supermercados, mercados, feiras livres, varejões, quitandas, centros de abastecimento e congêneres; Lojas de conveniência; Lojas de alimentação para animais; Distribuidoras de gás; Lojas de venda de água mineral; Padarias; Restaurantes e lanchonetes e Postos de combustíveis.
Haverá, porém, intensificação de ações de limpeza desses estabelecimentos.
Comitê
Criado no último dia 13 de março pela Prefeitura de Jundiaí, pelo decreto 20.909 (de 13 de março de 2020) o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus reúne representantes de todos os hospitais instalados no município – públicos e privados – além de representantes de departamentos da Unidade de Gestão da Promoção da Saúde (UGPS), tendo como objetivo manter alinhados os protocolos de atendimento aos casos suspeitos do novo coronavírus.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Conter é prevenir e salvar vidas!!
Apoio sempre estas iniciativas.
Principalmente, nossos idosos, crianças e pessoas frágeis com baixa imunidade!!
Da um pulo na “figelity” alma viva, onde se aglomera um GRANDE QUANTIDADE de pessoas sem nenhuma informação nem suporte adequado aos funcionários, sem contar que já teve casos de isolamento de pessoas, e até mesmo de PA (POSIÇÃO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE) e até agora nada está sendo feito, o risco de um contágio, e muito grande, é nada está sendo feito tenho filhos pequenos e estou com uma mão na frente outra atrás, por que essa doença não tem classe sócias, mais aglomerar um monte de pessoas dessa forma e muito errado e sem suporte, os copos descartáveis já não existe mais álcool em gel não existe mais limpeza das mesas sendo feita com água e detergente, peço uma ajuda encarecidamente, que nos ajude, PRECISAMOS DE AJUDA!