Lula nomeia Guilherme Boulos como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (20) a nomeação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, pasta responsável pela articulação do governo com os movimentos sociais.

Boulos substituirá Márcio Macêdo (PT-SE), que ocupava o cargo desde o início do terceiro mandato de Lula, em janeiro de 2023. A nomeação amplia a presença do PSOL no governo e marca a 13ª troca ministerial no atual mandato.

A decisão foi comunicada a Boulos durante reunião no Palácio do Planalto, onde também foi registrada uma foto com Lula e Macêdo.

A escolha mira o fortalecimento da base social do governo e a preparação para a eleição presidencial de 2026. Com a entrada no ministério, Boulos deverá desistir da reeleição como deputado — já que, pela lei eleitoral, ministros devem deixar o cargo até abril do ano eleitoral caso queiram se candidatar.

Aos 42 anos, Guilherme Boulos é um dos principais nomes da esquerda brasileira. Formado em Filosofia e mestre em Psiquiatria, é professor, psicanalista e líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). Em 2022, foi o deputado federal mais votado de São Paulo, com 1 milhão de votos.