Um incêndio de grandes proporções atingiu, na manhã deste domingo (12), uma área de plantação de eucaliptos nas proximidades da fazenda Vigorelli, na Serra do Japi, em Jundiaí. O fogo se alastrou rapidamente por conta da vegetação seca e dos ventos fortes, destruindo uma área estimada em 60 campos de futebol, de acordo com levantamento informado pela Defesa Civil de Jundiaí.
O combate às chamas envolveu uma grande força-tarefa e contou com o trabalho do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e pela Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí, que atuaram de forma intensa e coordenada para conter o avanço do fogo. As condições climáticas, com ventos constantes, dificultaram o controle dos focos e exigiram ainda mais esforço das equipes.
Também participaram da operação o Coletivo Japy, as Brigadas Iapy Iapy e Cachorro do Mato, além de moradores da região, que utilizaram roçadeiras para abrir aceiros — faixas de contenção usadas para interromper a propagação das chamas. O grupo Japi Monitoramento ajudou no mapeamento da área e na identificação de novos focos.
As causas do incêndio ainda são apuradas, mas a suspeita inicial é de origem humana, possivelmente acidental. Com o tempo seco, a Prefeitura e os órgãos de segurança alertam para os riscos de queimadas e pedem o apoio da população para prevenir novos focos.
Em contato com a RS NOTÍCIAS JUNDIAÍ, o GMJ Rodrigo Lopes da Divisão Florestal, informou que com o cair da noite o combate ao fogo fica impossibilitado. “Vamos manter uma equipe em alerta durante a noite e assim que amanhecer os focos que podem retornar na vegetação serão debelados” – comentou.