Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação na Serra do Japi, entre os municípios de Jundiaí e Cajamar (SP), na tarde desta terça-feira (7). O fogo foi controlado durante a noite após uma ação conjunta e intensa de combate.
De acordo com o Coronel João Osório Gimenez da Defesa Civil de Jundiaí, aproximadamente 800 mil metros quadrados foram atingidos, o que equivale a quase 100 campos de futebol. A área era composta por vegetação rasteira e árvores, o que favoreceu a propagação rápida das chamas.
O local de difícil acesso, com muitos aclives, solo arenoso e vegetação densa, exigiu esforço redobrado das equipes envolvidas. O fogo foi combatido por:
- Corpo de Bombeiros
- Divisão Florestal da Guarda Municipal
- Defesa Civil de Jundiaí
- Brigadistas da IAPY-IAPY
- Membros do Coletivo Japy
- Proprietários e funcionários das áreas atingidas
- Moradores voluntários da região
A atuação conjunta foi essencial para conter o avanço das chamas e preservar áreas importantes da Serra do Japi, que é considerada um dos maiores patrimônios ambientais da região.
Não houve registro de feridos ou danos a imóveis. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas.