O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta hospitalar neste domingo (14), após passar por procedimentos médicos no Hospital DF Star, em Brasília. A intervenção teve como objetivo a retirada de oito lesões cutâneas, localizadas no tronco e no braço direito.
Segundo boletim médico divulgado pela instituição, o procedimento foi realizado sob anestesia local e sedação, sem intercorrências. As amostras retiradas passarão por biópsia, e será feita uma avaliação para definir eventuais tratamentos complementares.
Além da cirurgia, os exames indicaram que Bolsonaro apresenta quadro de anemia e imagem residual de pneumonia recente por broncoaspiração. Ele recebeu reposição de ferro por via endovenosa e deve continuar o tratamento para hipertensão arterial, refluxo gastroesofágico e medidas preventivas contra novos episódios de broncoaspiração.
A ida ao hospital ocorreu mediante autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro deixou sua residência escoltado por agentes da Polícia Federal e permaneceu na unidade apenas pelo tempo necessário ao atendimento, como determinou a decisão judicial.
Os advogados do ex-presidente devem apresentar à Justiça um atestado de comparecimento com data e horários dos procedimentos realizados, no prazo de 48 horas.
Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar, decretada em 4 de agosto por descumprimento de medidas judiciais anteriores, incluindo o uso indevido de redes sociais. A residência é monitorada por agentes da Polícia Penal do Distrito Federal.
Na última quinta-feira (11), Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do STF a 27 anos e 3 meses de prisão por participação em uma tentativa de golpe de Estado. A condenação ainda cabe recurso, mas, pela gravidade das penas, o regime inicial de cumprimento será fechado.
Com informações via g1; Foto: Jorge Sant’Ana/TV Globo