Em sua 3ª edição, o Festival “A Gente que fez! Feito com e para crianças” divulgou a sua programação de espetáculos de Teatro, oficinas culturais e rodas de conversas selecionados pelas crianças e que serão apresentados em Itupeva (SP), entre os dias 13 a 28 de setembro.
Com produção da Catarsis – Arte para Infância e Juventude, o festival contará com 16 apresentações dos 12 espetáculos teatrais selecionados entre as mais de 130 propostas inscritas por grupos de todo o estado de São Paulo, além de um espetáculo estreante convidado. A seleção ficou por conta de uma Comissão de Crianças, composta por 20 integrantes sorteados e responsáveis por todas as etapas de produção do evento, desde a curadoria dos espetáculos e a escolha das atividades formativas, até a organização do festival e composição de sua identidade visual e comunicação.
A programação gratuita também contará com quatro oficinas culturais e duas rodas de conversa, durante o período de realização do festival.
O festival será realizado no Município de Itupeva (SP) no Cine Teatro Municipal Dr. Aluízio Rebello de Araújo, que fica na avenida Emílio Chechinato, 706 – Jardim Samambaia, no Parque da Cidade de Itupeva.
Os ingressos antecipados para os espetáculos, oficinas e rodas de conversas poderão ser adquiridos na internet, por meio da plataforma Sympla ou diretamente na Casa da Cultura, que fica na avenida Emílio Checchinato (próximo à rodoviária) e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Durante o evento, também haverá distribuição de ingressos no local, meia hora antes do início de cada sessão.
Espetáculos
Os espetáculos têm, em média, de 45 a 65 minutos e serão apresentados entre as quartas-feiras e domingos durante a duração do festival. A programação tem classificação livre, com a indicação, em cada espetáculo, da faixa etária que aproveitará melhor a apresentação.
A abertura, no dia 13 de setembro (sábado), será às 17h e ficará por conta do espetáculo “Entre mundos”, da Cia. Pulo do Gato, com indicação para crianças maiores de quatro anos.
Já no domingo (14), às 11h, a Cia. Circo de Bonecos apresenta “Inzoonia”, que é indicada para maiores de três anos.
De volta na quarta-feira (17), o festival recebe o espetáculo “Luvas de Shakespeare”, da Cia. Vagalum Tum Tum. Estão previstas duas apresentações – às 9h30 e às 13h30 -, com classificação para crianças maiores de seis anos.
Também na quinta-feira (18) estão previstas apresentações às 9h30 e às 13h30, desta vez com o espetáculo “A travessia de Maria e seu irmão João”, da Cia. Arthur Arnaldo. A indicação também é para maiores de seis anos.
Com classificação livre, o espetáculo da sexta-feira (19), às 19h30, será “Moby Dick e os caçadores de baleia”, com a Cia de 2.
Já no fim de semana, o sábado (20) trará, às 17h, a apresentação de “Monstro e Cia”, com a Cia. Talagadá. A apresentação é indicada para crianças maiores de seis anos. E no domingo (21), às 11h, as crianças maiores de 11 anos poderão assistir à peça “Catimba”, apresentada pela 2 Mililitros Cia. Teatral.
Abrindo a programação da última semana do festival, o Grupo Sobrevento apresenta na quarta-feira (24), às 9h30 e às 13h30, “A cortina da babá”, espetáculo indicado para maiores de três anos.
Já na quinta-feira (25), também com duas apresentações – às 9h30 e às 13h30 – a Trupe DuNavô e o Grupo Esparrama apresentam “Detetives do Espavô”, peça indicada para crianças maiores de cinco anos.
Na sexta-feira (26), às 19h30, será a vez de o Grupo Teatro do Imprevisto apresentar “Pequenos Mestres e Mestras”, indicado para maiores de seis anos.
No sábado (27), a programação começa às 11h30, quando o Núcleo VRAAA estreia seu espetáculo “Povo Polvo”. Desta vez, a apresentação convidada e aprovada pela Comissão de Crianças será na Praça de Eventos da Pedreira e é indicada para crianças maiores de cinco anos.
À tarde, de volta ao Cine Teatro, a programação traz, às 17h, “Casa de vó”, peça do Coletivo Corpo Aberto indicada para maiores de três anos.
E no domingo (28), fechando a programação do festival, a Cia. Menina Fulô apresenta “Aguaceiro do menino Bentu”. A peça será apresentada às 11h e é indicada para crianças de até três anos.
Após cada um dos espetáculos, o festival irá promover bate-papos entre o elenco e o público. Os espetáculos também serão transmitidos ao vivo pelo Facebook e YouTube da Catarsis, a fim de democratizar o acesso e permitir que os integrantes da Comissão de Crianças de outras regiões também possam acompanhar a programação.
Oficinas culturais
Como parte de sua programação formativa, o festival contará ainda com quatro oficinas gratuitas, também realizadas no Cine Teatro e com ingressos já disponíveis tanto na plataforma Sympla, quanto diretamente na Casa da Cultura.
No dia 14 de setembro (domingo), às 16h, será realizada a oficina “Bonecos de meia”, com Claudio Saltini. A atividade de Teatro de bonecos terá duração de duas horas, é indicada para crianças maiores de quatro anos e contará com 30 vagas.
Já no sábado (20) será a vez da oficina “Kamishibai”, voltada para crianças maiores de cinco anos. Realizada no foyer do teatro a partir das 10h, a oficina de Teatro de papel terá mediação de Duda Ohoe, com duração de duas horas e 20 vagas.
No domingo (21), às 16h, a 2 Mililitros Cia. Teatral realiza a oficina de Teatro de sombras “Pequenos exploradores do Universo”. A atividade terá duração de 40 minutos e contará com 20 vagas, voltadas para bebês acompanhados por adulto.
E no sábado (27), às 10h, a programação será no foyer, com a oficina de Amigorumis “Histórias por um fio”. A atividade terá duração de 90 minutos, com mediação de Edivaldo Zanotti e dez vagas, destinadas a crianças maiores de dez anos.
Nas oficinas dos dias 14, 20 e 27, os adultos também poderão participar das atividades.
Rodas de conversa
A programação desta edição do festival contará ainda com duas rodas de conversas, com as participações de convidados adultos e crianças.
No sábado (13), às 15h, a primeira roda terá como tema “Qual a última vez que você brincou?”, voltada para crianças com mais e quatro anos. Com duração estimada de 90 minutos, a roda será realizada no foyer do Cine Teatro e contará como convidada criança a Talita e como convidada adulta Lucilene Silva.
Já na quinta-feira (25), às 19h30, o encontro será on-line, por meio da plataforma Zoom, e também tem duração estimada de 90 minutos. O tema da vez será “A importância da fala das crianças no mundo de hoje”, tendo a Clara, o Davi, a Laylah, a Melissa, a Pietra e o Yohann como convidados crianças e os integrantes do Grupo Esparrama como convidados adultos. A indicação é para crianças com mais de sete anos.
Os ingressos gratuitos para a participação nas rodas de conversa também já estão disponíveis na plataforma Sympla e na Casa da Cultura.
Acessibilidade
O Cine Teatro onde o festival será realizado conta com acessibilidade arquitetônica. Tanto as apresentações quanto os bate-papos na sequência contarão com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O 3º Festival “A gente que fez! Feito com e para crianças” tem a produção da Catarsis e é viabilizado por meio de editais do Programa de Ação Cultural ProAC 2024, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) do Ministério da Cultura – Governo Federal. O festival conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Itupeva e apoio institucional do Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ/AssitejBrasil) e das redes internacionais Small Size Network e Red Vincular.
Catarsis
A Catarsis – Arte para Infância e Juventude é um núcleo de Teatro e pesquisa criado em 2013 com o intuito de fomentar e difundir as linguagens artísticas, principalmente para o público infantojuvenil, através da criação e produção de espetáculos cênicos, mostras, exposições e festivais que apresentem excelência e qualidade artística.