A coloração do Córrego das Tulipas, em Jundiaí (SP), está voltando ao normal nove dias após o vazamento de cerca de 2 mil litros de corante provocado por um acidente com uma carreta. A substância tingiu a água, peixes e até animais silvestres, como patos e capivaras.
A Defesa Civil de Jundiaí realizou nova vistoria nesta quarta-feira (21) e constatou melhora na aparência da água. Caminhões-pipa com água de reuso foram utilizados para diluir o corante no local afetado, no Parque Botânico, no Jardim Tulipas.
A mancha também atingiu um trecho do rio Jundiaí, mas, segundo a Cetesb, não há mais presença do produto no leito. A companhia ambiental elabora um relatório que vai apontar os impactos à fauna e flora e as penalidades à empresa responsável.
O acidente ocorreu quando uma carreta, que transportava corante usado em embalagens, colidiu com um poste e vazou o produto. O Ministério Público abriu inquérito para investigar o caso, que também foi registrado na Polícia Civil.
A Associação Mata Ciliar, que atua na preservação da fauna, resgatou aves contaminadas e realizou procedimentos de limpeza nos animais.